Guardiola foi campeão da Premier League com o Manchester City nesta temporada (Foto: Iconsport)

 
A campanha finalista do Manchester City na Champions League desta temporada começou há quase 15 anos. É isso que afirma Sylvinho, ex-jogador do City e atual técnico da Albânia. Para ele, o planejamento da equipe inglesa, que teve início nos idos de 2009, foi a chave para chegar à decisão contra a Inter de Milão com muitas chances de ser campeã.




O planejamento do City pela orelhuda teve início em 2009, com a chegada de Sylvinho e outros jogadores experientes que trariam a mentalidade campeã para o time. E a verdade é que durante mais de uma década, os citizens se dedicaram a construir uma base sólida para alcançar objetivos maiores. 

— Esse resultado depois de praticamente 15 anos realmente ocorreu. Aquilo que eu ouvia com 36 anos. Eu confesso: foi uma experiência extraordinária da minha vida – analisou o ex-lateral, hoje com quase 50, em entrevista à “Premier League Brasil”.

City aposta no retrospecto de Guardiola em Champions


Sylvinho foi treinado por Pep Guardiola em sua passagem multicampeã pelo Barcelona. O esquadrão que tinha Messi e companhia mudou a forma de se jogar futebol, e o grande responsável por isso foi o técnico espanhol. 




— Um dos primeiros que eu vi trabalhar tanto o seu time como o adversário de uma forma muito minuciosa com os atletas (com vídeo). E ele fazia isso ‘repartido': tem momentos de parte defensiva que não é necessário todos estarem (vendo), por exemplo. Ele conseguia separar isso bem sem causar nenhum tipo de confusão – relembrou o ex-atleta.
 
 
Show Player

Sob este ponto de vista, o estilo de jogo de Pep faz todo sentido no planejamento do time inglês para conquistar sua primeira Champions. Afinal de contas, o atual treinador dos citzens faturou a tríplice coroa com o Barça, em 2009 - títulos do Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Champions League.

— Não é à toa que em 2008/09 ganhamos o triplete. Foi a minha melhor temporada como atleta e acredito que, por enquanto, tenha sido a melhor dele, a não ser que ganhe o triplete agora com o City – disse Sylvinho.
 
A final Manchester City x Inter de Milão será no próximo sábado (10), às 16h (horário de Brasília) no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (TUR).