A seleção brasileira goleou a República Dominicana por 6 a 0 na noite desta quarta-feira (24), no Estádio Malvinas Argentinas, e subiu ao segundo lugar do Grupo D do Mundial Sub-20. Os gols foram marcados por Sávio, Marcos Leonardo, Jean, Giovane, Marlon Gomes e Matheus Martins.
O resultado leva o Brasil a três pontos, se igualando à Itália, e assume o segundo lugar pelo saldo de gols. À frente está a Nigéria, com seis pontos.
Para as oitavas de final, classificam-se os dois primeiros colocados de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados da competição. Na próxima rodada, o Brasil enfrenta a Nigéria.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 6 X 0 REPÚBLICA DOMINICANA
Data do jogo: 24 de maio de 2023, quarta-feira
Horário: 18h (de Brasília)
Duração: 101 minutos (48 + 53)
Local: Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza (ARG)
Competição: Mundial Sub-20
Árbitro: François Letexier
Assistentes: Cyril Mugnier e Mehdi Rahmouni
Gols: Sávio (Brasil), aos 36/1ºT, Marcos Leonardo (Brasil), aos 37/1ºT, Jean (Brasil), aos 11/2ºT, Giovane (Brasil), aos 37/2ºT, Marlon Gomes (Brasil), aos 46/2ºT, e Matheus Martins (Brasil), aos 47/2ºT
Cartões amarelos: Azcona (Rep. Dominicana), duas vezes, aos 21/2ºT, Tamárez (Rep. Dominicana), aos 27/2ºT, e Peralta (Rep. Dominicana), aos 50/2ºT
Cartões vermelhos: Azcona (Rep. Dominicana), aos 40/2ºT
Brasil: Mycael; Arthur, Jean, Robert Renan e Kaiki Bruno; Andrey Santos (Matheus Nascimento, aos 19/2ºT), Marlon Gomes, Guilherme Biro (Kevin, no intervalo) e Marquinhos (Ronald, aos 31/2ºT); Sávio (Giovane, aos 19/2ºT) e Marcos Leonardo (Matheus Martins, aos 31/2ºT). Técnico: Ramon Menezes.
República Dominicana: Valdez; Boatwright (Martín, aos 36/2ºT), Martes Delgado, Genão, Ciriaco e De Peña (Tamárez, aos 23/2ºT); Montes De Oca (Schmidhauser, aos 23/2ºT), Alvarez, Azcona e Cuevas (Peralta, no intervalo); Gómez (Yambatis, no intervalo). Técnico: Walter Benitez.
Brasil x República Dominicana: gols e lances importantes
O Brasil começou o jogo pressionando. Em dez minutos, levou perigo em finalizações de Marquinhos e duas de Marcos Leonardo, a segunda de bicicleta.
A blitz persistiu, e o goleiro Valdez fez duas ótimas defesas: a primeira após cabeceio de Guilherme Biro, e a segunda em chute de Marcos Leonardo.
A insistência surtiu efeito: aos 36, Sávio recebeu cruzamento de Biro, invadiu a área e, sozinho, testou firme para abrir o placar.
O Brasil ampliou já no minuto seguinte: Arthur avançou pela direita e cruzou fechado. Valdez, que fazia ótima partida, saiu mal e soltou a bola. Com ela limpa, Marcos Leonardo apenas empurrou para o gol.
E deu mais seleção na segunda etapa. Aos oito, Sávio fez jogada individual e cruzou na grande área. Marquinhos apareceu com espaço, mas chutou de voleio para fora.
Aos 11, o terceiro gol: Sávio cobrou escanteio fechado e Jean subiu bem para cabecear forte e vencer Valdez.
A vitória virou goleada já na reta final: Giovane recebeu passe pela entrada da área, chutou colocado, rasteiro e ampliou o placar. 4 a 0 para o Brasil.
Após a expulsão de Azcona, aos 40 minutos, o confronto ficou ainda mais simples para os brasileiros, que aumentaram a conta: Marlon Gomes marcou o quinto, após passe de Kevin, e Matheus Martins fechou a vitória depois de boa jogada de Marlon Gomes.
Marcos Leonardo assume artilharia
O Brasil pode não estar no topo do Grupo D, mas o camisa 9 da seleção brasileira é o primeiro na lista dos goleadores do Mundial. Com três gols marcados, Marcos Leonardo assumiu a artilharia do torneio.
Próximo jogo do Brasil
Brasil x Nigéria, Mundial Sub-20, no Estádio Malvinas Argentinas - 27 de maio (sábado), às 15h
Próximo jogo da República Dominicana
República Dominicana x Itália, Mundial Sub-20, no Estádio Malvinas Argentinas - 27 de maio (sábado)