Roberto Carlos sofreu racismo quando jogava pelo Real Madrid, mostra TV espanhola (Foto: IconSport)

 
Vini Jr fez um novo post em suas redes sociais, em resposta a quem tem dito que não havia racismo no futebol espanhol antes de ele se manifestar contra. O brasileiro compartilhou o trecho de uma matéria de um canal de TV da Espanha mostrando um episódio vivido por Roberto Carlos em 1997, quando jogava pelo Real Madrid.




A reportagem mostra imagens do jogo entre Barcelona e Real Madrid ocorrido em 10 de maio daquele ano, pela La Liga, na qual o time da casa venceu por 1 a 0. Na matéria, é mostrada uma faixa estendida na arquibancada, onde está escrito “macaco” e, em seguida, a torcida do Barcelona gritando “Roberto Carlos, o p… chimpanzé”, em espanhol.

As pessoas presentes no estádio também imitavam o som de um macaco quando o brasileiro encostava na bola. Além disso, um carro mostrado na matéria foi riscado com a palavra “macaco”.

No trecho, o repórter diz que Roberto Carlos considerou ir embora da Espanha naquela temporada devido aos insultos racistas. 



 
— O racismo nos estádios espanhóis existia antes mesmo de eu nascer. O que mudou até hoje? - disse Vini, em seu Twitter.
 
 

Em 1997, Guardiola amenizou reclamação de Roberto Carlos

 
A matéria continua em outro vídeo, que não foi compartilhado por Vini Jr. Nesse trecho seguinte, Roberto Carlos fala sobre o episódio vivido na época.
 
— Quando jogamos em Barcelona, quando eu tocava na bola, a torcida ficava imitando um macaco. Em outras cidades que jogamos, não tivemos esse problema. Essa é a única cidade em que tivemos esse problema - disse o atleta.

Há também uma entrevista de Pep Guardiola, quando ainda era jogador e defendia o Barcelona, amenizando a reclamação do brasileiro.

— Ele (Roberto Carlos) falou muito sobre esse assunto. Ele fala demais, ele tem falado muita besteira o ano todo e não conhece essa região - disse o atual técnico do Manchester City.