Vini Jr foi vítima de racismo em partida contra o Valencia (Foto: Reprodução/Twitter/Vini Jr)



O presidente Lula (PT) publicou uma nota em solidariedade ao atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, vítima de racismo durante a partida contra o Valencia pelo Campeonato Espanhol, neste domingo (21), no estádio Mestalla. 




– Queria fazer um gesto de solidariedade ao Vini Jr, um jovem que certamente é o melhor jogador do Real Madrid, e que sofre repetidas ofensas. Espero que a Fifa e outras entidades tomem providências, para não deixar que o racismo tome conta do futebol - escreveu Lula.  
 
Show Player
 

Mais cedo, o Ministério da Igualdade Racial anunciou que vai notificar autoridades espanholas e a La Liga depois de mais um caso de racismo sofrido por Vini Jr em Valência.
 
– Repudiamos mais uma agressão racista contra o @vinijr. Notificaremos autoridades espanholas e a La Liga. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos para que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências - publicou a pasta no Twitter.
 
 

Mais atos racistas contra Vini Jr: saiba o que aconteceu


No Mestalla, estádio do Valencia, que recebia o Real pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, os torcedores da equipe local entoaram cantos racistas contra o brasileiro.




No início do segundo tempo, alguns torcedores estavam ofendendo o brasileiro, e o coro engrossou aos 26 minutos, após o árbitro revisou um lance em que Vini estava envolvido no VAR, e dar o cartão amarelo para Comert, do Valencia. 
Show Player

Logo após a revisão, o brasileiro se irritou com as ofensas da torcida, discutiu com um grupo de torcedores e até tentou mostrar quais estavam o insultando para o árbitro, mas o jogo continuou.

Neste momento, a torcida do Valencia gritava “mono, mono, mono…”, palavra que significa macaco, em espanhol. 
 
Já no fim da partida, após uma confusão entre Musah e Rudiger, Vinicius reclamou e o goleiro Mamardashvili foi para cima do brasileiro, que atingiu Hugo Duro com uma cotovelada. O árbitro De Burgos Bengoetxea revisou o lance no Var e expulsou o atacante, que saiu do campo batendo palmas em tom de ironia.