Surgimento da notícia
A reportagem fez uma investigação sobre como surgiu na internet a conversa de que Clara Chía, atual de Piqué, teria traído o ex-jogador que ninguém menos que Pep Guardiola. Detalhe: o ex-zagueiro e o treinador foram companheiros de Barcelona.
O primeiro registro que encontramos foi uma matéria do Diario Sport, da Espanha, publicada nessa quinta-feira (6/4) - quando o caso ganhou as redes sociais. O texto do veículo espanhol credita a informação ao El Comercio.
"Vários meios (de comunicação) como El Comercio apontam que Clara Chía poderia manter uma relação secreta com Pep Guardiola, treinador de futebol do Manchester City", lê-se no texto do Diario Sport.
A mesma publicação, porém, coloca em cheque a informação publicada: "No Instagram não parece que existam problemas no casal (Piqué e Clara Chía), então provavelmente todos esses rumores não sejam mais que isso, rumores infundados que serão atenuados com o passar das semanas".
'Bomba' toma conta da internet
O Diario Sport é um veículo tradicional da Espanha, com milhões de seguidores nas redes sociais e vasta cobertura esportiva. O periódio catalão foi fundado em 1979, há mais de 40 anos.
Foi, então, o código para que a história virasse uma bomba na internet e nas redes sociais. Vários veículos de comunicação pelo mundo repercutiram a notícia dando crédito ao Diario Sport.
Afinal, era uma fofoca daquelas. Imaginem se Clara Chía traiu Piqué com Guardiola? Ainda mais considerando o histórico no mínimo conturbado do casal.
A quem não se lembra, Piqué traiu a cantora Shakira com Clara Chía. Rendeu música, briga, separação...
Diario Sport apaga a matéria
Depois de toda a repercussão, o Diario Sport apagou a matéria sobre a suposta traição, sem dar muitas explicações. Indício claro de que houve má apuração.
O Superesportes conseguiu, nesta sexta-feira (7/4), recuperar a página da notícia excluída. Veja na foto abaixo:
Checamos a veracidade da notícia
A reportagem não poderá dizer se Clara traiu Piqué com Guardiola. Mas fomos a fundo para checar a origem e a confiabilidade da notícia. Resultado: não é possível confiar.
Nós explicamos. Embora seja um veículo tradicional e muito lido, o Diario Sport não é exatamente conhecido pela precisão nas notícias.
Neste caso específico, o periódico catalão erra seguidas vezes no processo jornalístico.
O primeiro e mais evidente erro: dá crédito da informação ao veículo El Comercio.
O Superesportes buscou em três sites espanhóis intitulados El Comercio. Nenhum deles falou um 'A' sequer sobre a suposta traição.
Em outros países, como o Peru, também há veículos com este nome. Mas também não foi possível encontrar notícias sobre o caso.
Os outros erros do Diario Sport são ainda mais evidentes: no título e nos primeiros parágrafos, o texto fala sobre uma possível traição.
Porém, ao fim da publicação, o tom é totalmente contraditório, dizendo que provavelmente não passa de um boato.
Jornalismo profissional não deve ser baseado em boatos, mas sim em informações.
Apagar a notícia foi apenas a confirmação de que a publicação não deveria ter sido feita naqueles moldes.
Se Clara teve um caso com Guardiola, não sabemos. O que sabemos é que nem mesmo o Diario Sport, que publicou originalmente a notícia, sabe.