Em reunião realizada nesta segunda-feira, em Budapeste, na Hungria, a Associação de Clubes Europeus (ECA, em inglês) renovou o acordo com a Fifa. Além de oficializar o relacionamento mútuo entre as duas entidades, o documento aprova ainda o novo calendário de competições, chancelando o Mundial de Clubes em novo formato.
Há cerca de duas semanas, a Fifa já havia confirmado o novo Mundial de Clubes, que será disputado em 2025, com 32 equipes. Além disso, foi aprovado também um modelo atualizado para as edições anuais do Mundial, com sistema de playoffs entre os campeões continentais, e que terá o vencedor da Liga dos Campeões da Europa direto na final do torneio.
Liderada pelo presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaifi, a Associação de Clubes Europeus demonstrou apoio à proposta da Fifa, o que coloca os clubes europeus ao lado da entidade máxima do futebol para a elaboração do novo formato da competição mundial de clubes.
Além de chancelar o novo modelo do Mundial, a reunião ainda aprovou uma atualização no valor do Programa de Benefícios para Clubes, que estabelece o pagamento para os clubes que cedem os seus atletas para as seleções. A quantia para o programa foi atualizada de US$ 209 milhões, para os torneios finais da Copa do Mundo da FIFA de 2018 e 2022, para US$ 355 milhões para os torneios de 2026 e 2030.
"Ter o novo Calendário Internacional de Jogos endossado pela ECA fornece o equilíbrio necessário entre o futebol de clubes e seleções. Temos projetos empolgantes pela frente, como o novo Mundial de Clubes da Fifa em 2025 e o novo Mundial de Clubes da Fifa feminino. Uma estreita colaboração com clubes da Europa e do resto do mundo será essencial para o sucesso desses eventos", disse Gianni Infantino.