Torcedores do Al Ittihad têm protestado nas redes sociais alegando que Mateu 'ama' Cristiano Ronaldo e que não fará uma arbitragem justa (Foto: BERNADETT SZABO / AFP)

 

A escalação do árbitro espanhol Mateu Lahoz para o jogo decisivo do Campeonato Saudita entre o Al Nassr de Cristiano Ronaldo e o Al Ittihad, nesta quinta-feira (9), tem gerado polêmica na Arábia.




 

Torcedores do Al Ittihad têm protestado nas redes sociais alegando que Mateu 'ama' Cristiano Ronaldo e que não fará uma arbitragem justa.

 

Como a polêmica repercute 

 

Os torcedores têm compartilhado algumas fotos de Mateu e Cristiano sorrindo ou até mesmo se abraçando.

 

Até mesmo um jornalista saudita sugeriu certa desconfiança com a escalação do árbitro. "São amigos", disse.




 

O jogo é visto como uma decisão antecipada da liga, uma vez que o Al Nassr lidera a tabela com 46 pontos e o Al Ittihad aparece logo atrás, em segundo, com 44.

 

Histórico não é tão amigável assm 

 

Em 2015, Cristiano teria tocado uma região íntima do corpo para ofender o árbitro e dito a seguinte frase: "Mateu, você gosta, não é?".

 

Cristiano teria feito o gesto logo após ser punido com cartão amarelo pelo árbitro na derrota de 2 a 1 para o Barcelona.

 

Em 2016, Lahoz se desculpou com Cristiano por não ter marcado um pênalti sobre ele, também num clássico com o Barcelona. "Você está com raiva, Cristiano?", disse.




 

Quem é Mateu Lahoz? 

 

O árbitro de 45 anos atua no Campeonato Espanhol desde a temporada 2008/09, tendo apitado vários jogos do Real Madrid quando CR7 defendia o time.

 

Ele foi criticado por Lionel Messi após o jogo de quartas de final entre Argentina e Holanda na Copa do Mundo do Catar.

 

Ele apitou as Copas de 2018 e 2022 e jogos de campeonatos como Eurocopa e Liga dos Campeões. 

 

O seu auge na Champions foi a decisão da temporada 2020/21, com a final entre Manchester City e Chelsea.

 

Este será o seu terceiro jogo na Liga Saudita; ele apitou um em 2018/19 e outro em 2019/20, mostrando um total de oito cartões amarelos e três vermelhos.