Em um confronto direto na luta pelo título da temporada 2022-2023 do Campeonato Alemão, o Bayern de Munique mostrou a sua força neste domingo e derrotou o Union Berlin por 3 a 0, na Allianz Arena, em Munique, pela 22ª rodada. O final de semana começou com três times empatados na liderança e dois deles eram justamente os de Munique e Berlim. Agora, o Bayern tem a companhia apenas do Borussia Dortmund, que venceu o Hoffenheim no sábado.
O resultado positivo levou o Bayern de Munique aos 46 pontos. A vantagem sobre o Borussia Dortmund está no saldo de gols - 43 a 18. O Union Berlin, que faz uma temporada excelente - está nas oitavas de final da Liga Europa contra o Union Saint-Gilloise, da Bélgica -, segue com 43 pontos na terceira colocação. Ainda dentro da zona de classificação à próxima edição da Liga dos Campeões está o RB Leipzig, com 42.
Em campo, o Bayern de Munique resolveu tudo ainda no primeiro tempo, quando marcou os três gols em um intervalo de 15 minutos. O atacante Choupo-Moting, com assistência de Coman, abriu o placar aos 31. O próprio Coman fez o segundo, depois de driblar o goleiro Ronnow, aos 40, e Musiala anotou o terceiro aos 46. Nestes outros dois gols, a assistência foi de Thomas Muller.
A partida marcou o retorno do atacante senegalês Sadio Mané aos gramados. Ele havia se machucado no começo de novembro (problema na fíbula da perna direita) e passado por uma cirurgia, que o tirou da Copa do Mundo do Catar. Mané entrou no segundo tempo no lugar de Coman e teve atuação discreta.
Também neste domingo, o Freiburg recebeu o Bayer Leverkusen e desperdiçou a chance de entrar no G4. Ficou no empate por 1 a 1 e se manteve na quinta colocação, com 41 pontos. O rival de Leverkusen, em campanha decepcionante, é o 11º colocado, com 28.
O time da casa foi superior em campo em quase todos os 90 minutos, mas bobeou no segundo tempo, quando levou o gol de empate. Grifo abriu o placar para o Freiburg, aos 29 minutos da primeira etapa e Azmoun igualou aos 22 da segunda.