Jogador argentino não costuma se envolver em polêmicas, mas protagonizou dissentimentos com a Seleção Holandesa durante a Copa do Mundo do Catar (Foto: Paul ELLIS / AFP)


 
O craque Lionel Messi falou pela primeira vez sobre a Copa do Mundo do Catar nesta segunda-feira (30), cerca de um mês e meio após o tricampeonato mundial argentino. Em entrevista ao veículo argentino TyC Sports, o jogador do Paris Saint-Germain comentou sobre os desentendimentos com a seleção da Holanda, nas quartas de final do torneio.



 
Dugout
 

Messi não é um jogador que costuma se envolver em polêmicas, dentro e fora das quatro linhas. Durante o Mundial do Catar, porém, o jogador não se omitiu e foi protagonista de um desentendimento com os holandeses.

Confusão com Holandeses


Tudo começou quando o treinador na equipe europeia, Louis Van Gaal, cutucou o craque argentino antes da partida, lembrando da semifinal da Copa do Mundo de 2014, quando as seleções se enfrentaram e a Argentina se classificou nos pênaltis. Para o holandês, Messi "não tocou na bola" na ocasião.

Na partida da Copa de 2022, pelas quartas de final, a Argentina venceu novamente nos pênaltis, e Messi não deixou de tirar satisfação com Van Gaal durante e depois do duelo. Na sequência, o craque se desentendeu com o atacante holandês Weghorst, autor dos dois gols da Holanda no jogo. Enquanto dava uma entrevista, Messi se sentiu provocado pelo adversário e disparou: "Está olhando o que, bobo?".




"Não pensei nisso, saiu no momento. Claro que sabia sobre tudo que haviam comentado antes da partida, o que ele (Van Gaal) havia dito. Inclusive alguns dos meus companheiros me disseram: "Você viu o que ele disse?". Bom, quando tudo termina, eu não gosto do que fiz, não gosto do "vai lá" e tudo mais", disse o jogador.

"Mas bem, são momentos de muita tensão, de muito nervosismo e tudo acontece muito rapidamente. Você reage da maneira como reage, mas não foi nada planejado. Eu não gosto de deixar esta imagem, mas são coisas que acontecem", explicou o camisa 10 da Argentina sobre os conflitos dentro e fora de campo.

Durante o jogo, Messi marcou o segundo gol da Argentina, se dirigiu ao meio de campo e, com as mãos nos ouvidos, encarou o banco de reservas holandês. A comemoração é a mesma feita por Juan Román Riquelme, ídolo da Argentina e do Boca Juniors, que também teve problemas com Van Gaal, durante sua passagem pelo Barcelona em 2002. Messi revelou ter conversado com o ex-jogador.



 

Messi imitando comemoração de Riquelme após gol sobre a Holanda (Foto: Franck Fife /AFP)

 

"Falei com Román (Riquelme) depois da partida. Na verdade sempre escrevi depois dos jogos, falei com ele. Não apenas na Copa do Mundo, mas durante todos os anos eu sempre falo com Román de vez em quando. Nesta Copa do Mundo, depois dos jogos, conversamos. Ele também tinha tido algumas reuniões com Van Gaal em Barcelona e, bem, conversamos um pouco sobre tudo isso", disse o craque.

Van Gaal colecionou polêmicas com jogadores sul-americanos durante sua carreira. Além de Messi e Riquelme, o treinador também se desentendeu com o argentino Ángel Di María, quando comandava o Manchester United, e o brasileiro Rivaldo, em sua passagem pelo Barcelona.