Novo torneio de clubes
Em nota, a Conmebol informou que fechou com a Concacaf a disputa de uma competição de clubes no estilo "final four". A ideia é que a primeira edição seja realizada em 2024.
O novo torneio terá a participação de quatro clubes. Segundo a entidade sul-americana, serão os dois melhores de cada confederação, classificados a partir de competições já existentes.
No caso da América do Sul, os principais torneio são a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana. A Conmebol, entretanto, não detalhou se os classificados para a nova competição serão, por exemplo, campeão e vice da Libertadores ou os campeões dos dois torneios.
Copa América masculina
O acordo prevê uma mudança significativa na Copa América masculina. A Conmebol anunciou que a próxima edição, no verão de 2024, será disputada nos EUA e organizada em conjunto com a Concacaf.
Participarão da competição as dez seleções a Conmebol e as seis melhores da Concacaf, como convidadas e classificadas a partir do desempenho na Liga das Nações Concacaf 2023/24.
A ideia é fortalecer o vínculo entre as confederações e qualificar a preparação das equipes para a Copa do Mundo de 2026, que será sediada na América do Norte (Canadá, México e EUA).
Copa Ouro feminina
O acordo também prevê que a edição inaugural da Copa Ouro feminina, organizada pela Concacaf, conte com a presença das quatro melhores seleções da Conmebol como convidadas.
Os países foram classificados com base no desempenho na Copa América de 2022: Brasil (campeão), Colômbia (vice-campeã), Argentina (terceira colocada) e Paraguai (quarto colocado).
A competição será disputada em maio do ano que vem, também nos EUA, com 12 equipes participantes.
As seleções da Concacaf classificadas à Olimpíada de Paris (EUA e Jamaica ou Canadá), em 2024, conquistam uma vaga direta. As seis equipes restantes saem das Eliminatórias Concacaf 2023.