Encontro da Rainha Elizabeth e Pelé no Maracanã em 10 de agosto de 1968 (Foto: Indalecio Wanderley/O Cruzeiro/Arquivo Estado de Minas/D.A Press)


Em sua única visita ao Brasil, em 1968, a rainha da Inglaterra, Elizabeth II - que morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos -, esteve no Maracanã, no Rio de Janeiro, e assistiu a um amistoso entre as seleções de Rio e São Paulo. Ao fim do jogo, realizado em 10 de novembro, a monarca entregou um troféu a Pelé, à época já conhecido como o "Rei do Futebol".



 
 

A rainha esteve no estádio acompanhada do Príncipe Phillip e assistiu à vitória dos paulistas sobre os cariocas por 3 a 2. O Maracanã recebeu 85 mil torcedores.

Depois do jogo, Elizabeth II entregou um troféu a Pelé, capitão da Seleção Paulista. O ex-volante Gerson, representante da Seleção Carioca, também posou ao lado da rainha.

Nesta quinta-feira (8), ao saber da morte da rainha, Pelé se manifestou em suas redes sociais.
 
"Sou um grande admirador da rainha Elizabeth II desde a primeira vez que a vi pessoalmente, em 1968, quando ela veio ao Brasil para testemunhar nosso amor pelo futebol e vivenciar a magia de um Maracanã lotado. Seus feitos marcaram gerações. Este legado durará para sempre".




O vencedor do amistoso ainda recebeu um prêmio de um milhão de cruzeiros.

Encontro da Rainha Elizabeth com Pelé e Gerson no Maracanã em 10 de agosto de 1968 (Foto: Indalecio Wanderley/O Cruzeiro/Arquivo Estado de Minas/D.A Press)


Naquela visita ao Brasil, a rainha da Inglaterra ainda cumpriu agenda nas cidades de São Paulo, Campinas e Brasília.

Pelé


Em 1997, 29 anos após o seu primeiro encontro com a rainha Elizabeth II, Pelé recebeu o título de Cavaleiro da Coroa Britânica. No período, o Rei do Futebol atuava como ministro do Esporte.