O lateral chileno Mauricio Isla se transferiu para a Universidad Católica-CHI e vai estrear aos 34 anos no campeonato do seu país, depois de ter saído diretamente das categorias de base do time 'cruzado' para a Udinese, na Itália, em 2007. O jogador foi anunciado e apresentado nesta quinta-feira.
"Estou feliz por voltar a um clube onde tenho muitas memórias. As coisas aconteceram muito rapidamente, voltar aos campos, vestiários, ao lugar onde eu estava quando tinha nove anos com minha família quando vinha. São belas lembranças, sensações que espero que como jogador profissional também sejam boas para mim e para o clube", disse Isla em comunicado no site da Universidad Católica.
Isla também se tornou um dos primeiros integrantes da chamada Geração de Ouro da Seleção Chilena que venceu a Copa América duas vezes seguidas (2015 e 2016) e que defende há mais de uma década.
Ele depois jogou pelos também italianos Juventus e Cagliari, pelo Queens Park Rangers da Inglaterra, o Olympique de Marselha e o turco Fenerbahçe, antes de retornar à América do Sul em 2020 para jogar pelo Flamengo.
No time carioca, Isla conquistou o Brasileirão em 2020, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca, ambos em 2021. "Vou fazer o que sempre fiz na seleção e na Europa nos 15 anos em que estive no exterior, trabalhando 100% e esperando que possamos nos encontrar novamente com os títulos que este clube quer", disse Isla.
Outro ilustre jogador da Geração de Ouro que retornaria à América do Sul é Arturo Vidal, o meio-campista de 35 anos que estaria de saída da Inter de Milão e, segundo a mídia esportiva sul-americana, Flamengo e Boca Juniors estariam na disputa por sua contratação.