O Derby County, comandado por Wayne Rooney, foi rebaixado para a terceira divisão do futebol inglês depois de perder por 1 a 0 nesta segunda-feira para o Queens Park Rangers.
O desafio de Rooney para manter o Derby no Championship foi enorme depois que o tradicional clube teve 21 pontos retirados no início do campeonato, devido a seus problemas financeiros.
O Derby sofreu uma intervenção judicial em setembro e a imprensa chegou a especular que o clube não conseguiria terminar a temporada.
A derrota por 1 a 0 diante do QPR e o empate do Reading com o Swansea significaram a queda matemática dos Rams, que se não tivesse perdido esses 21 pontos por razões econômicas estariam confortavelmente instalados no meio da tabela, longe do rebaixamento.
Por outro lado, Fulham e Bournemouth continuam isolados nas duas primeiras posições do Championship, que garantem a promoção direta para a Premier League na próxima temporada.
O Fulham lidera com 10 pontos de vantagem sobre o Huddersfield (3º) antes de enfrentar o Preston (15º) na terça-feira, enquanto o Bournemouth derrotou o Coventry (11º) por 3 a 0 e tem quatro pontos de vantagem sobre seu primeiro perseguidor.