Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA nos anos de 2020 e 2021 (Foto: Reprodução)


 
Foi realizada nesta segunda-feira (17) a cerimônia de entrega do prêmio FIFA The Best, que elegeu os melhores atletas e treinadores do mundo na temporada de 2020-21. Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, foi eleito o jogador masculino do ano. 




Este é o segundo prêmio do centroavante, que também havia sido eleito melhor do mundo em 2020. Neste ano, ele superou o argentino Lionel Messi, do PSG, e o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool, na disputa pelo título. O polonês de 33 anos disputou 40 jogos na última temporada, marcando 48 gols e distribuindo nove assistências. 

Por conta da pandemia de COVID-19, a cerimônia, que é que tradicionalmente realizada em Zurique, na Suíça, ocorreu de forma virtual.
 

A melhor jogadora do mundo 


A FIFA elegeu Alexia Putellas, do Barcelona, como a melhor jogadora do mundo na temporada 2020-21. Este é o primeiro prêmio da espanhola de 27 anos, que venceu a Tríplice Coroa no ano passado, ao vencer a Liga dos Campeões da Uefa, o Campeonato Espanhol e a Copa da Rainha. 

Ela desbancou Jennifer Hermoso, sua companheira de time e seleção, e a australiana Samantha Kerr, do Chelsea, para vencer a premiação. 




Os melhores técnicos do mundo 


Vencedor da última edição da Liga dos Campeões, com o Chelsea, o alemão Thomas Tuchel foi eleito o melhor técnico de futebol masculino do mundo em 2021. Ele desbancou o espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, e o italiano Roberto Mancini, da Seleção Italiana. 

No futebol feminino, a eleita foi a treinadora Emma Hayes, também do Chelsea. A inglesa, que venceu todos os principais títulos do futebol inglês na temporada 2020-21, desbancou o espanhol Lluís Cortés, do Barcelona, e a holandesa Sarina Wiegman, que comandava a Seleção dos Países Baixos. 
 
Dugout
 
 

Os melhores goleiros do mundo 

 
Édouard Mendy, do Chelsea, foi eleito o melhor goleiro do futebol masculino. O senegalês bateu o alemão Manuel Neuer, do Bayern de Munique, e o italiano Gianluigi Donnarumma, que jogava no Milan, para vencer o prêmio. 



 
Christiane Endler, do Lyon, venceu o prêmio no futebol feminino. A chilena desbancou a alemã Ann-Katrin Berger, do Chelsea, e a canadense Stephanie Lynn Marie Labbé, do PSG, na disputa pela premiação. 
 
Dugout
 

Prêmio Puskás 

 
O argentino Erik Lamela, que atuava no Tottenham, levou o Prêmio Puskás nesta temporada. O golaço do ponta-direita foi marcado em um clássico contra o Arsenal, em jogo válido pela Premier League 2020-21. 
 
Dugout
 
 

Times ideais da última temporada: 


Seleção FIF PRO feminina:
- Goleira: Christiane Endler
- Defensoras: Bronze, Renard, Bright, Eriksson
- Meio-campistas: Banini, Lloyd, Bonanser
- Atacantes: Miedema, Marta, Alex Morgan

Seleção FIF PRO masculina
- Goleiro: Gianluigi Donnarumma
- Defensores: Rúben Dias, Bonucci e Alaba
- Meio-campistas: Kanté, Jorginho e De Bruyne
- Atacantes: Messi, Haaland, Lewandowski e Cristiano Ronaldo 
 

Resultado de todas as premiações individuais do FIFA The Best 2021:

 
Melhor jogador: Robert Lewandowski (Bayern de Munique)
Melhor jogadora: Alexia Putellas (Barcelona)
Melhor goleiro: Edouard Mendy (Chelsea)
Melhor goleira: Christiane Endler (Lyon)
Gol mais bonito do ano (Prêmio Puskás): Erik Lamela (jogava no Tottenham)
Melhor treinador: Thomas Tuchel (Chelsea)
Melhor treinadora: Emma Hayes (Chelsea)
Fan Award: torcedores de Dinamarca e Finlândia, por homenagem a Eriksen
Fair Play: seleção e médicos da Dinamarca, por atendimento a Eriksen
Prêmios especiais pela carreira: Cristiano Ronaldo e Christine Sinclair