No Real Madrid desde 2009, Karim Benzema participou das campanhas dos quatro últimos títulos da Liga (Foto: FRANCK FIFE / AFP)

Dos oito grupos desta edição da Liga dos Campeões, o Grupo G tem o maior número de títulos da principal competição europeia. O curioso é que todos os 13 títulos do grupo pertencem ao mesmo time: o Real Madrid, atual tricampeão da Europa. Dos outros times, Roma, CSKA Moscou e Viktoria Pilsen, apenas a Roma já disputou uma final europeia.



Além de ser o atual tricampeão da Liga dos Campeões, o Real Madrid é o maior campeão do torneio desde suas primeiras edições. A equipe da capital espanhola, cabeça de chave do Grupo G, venceu as cinco primeiras edições da competição, entre 1955-56 e 1959-60. Depois do período dominante, o Real chegou a outras 11 finais, vencendo oito e empatando três.

A Roma é o único outro time do Grupo G que já chegou a uma final de Liga dos Campeões. Foi justamente em sua primeira participação na competição, na temporada 1983-84. Na ocasião, o time da capital italiana enfrentou o Liverpool na final, justamente em seu estádio, o Olímpico de Roma. O resultado, no entanto, não foi o que a torcida esperava. Após empate por 1 a 1 com a bola rolando, o clube inglês venceu a disputa de pênaltis.

Apesar de não ter campanhas memoráveis em seu currículo, o CSKA Moscou é presença constante na Liga dos Campeões nas últimas temporadas. Em sua melhor campanha, na temporada 2009-19, o clube do brasileiro naturalizado russo Mario Fernandes chegou às quartas de final, mas acabou eliminado pela eventual campeã Inter de Milão.



Azarão do grupo, o Viktoria Plzen é o time do Grupo G com menos tradição no futebol internacional. O clube da República Tcheca chegou a cinco edições da Liga dos Campeões, a primeira delas na temporada 2011-12, e nunca passou da fase de grupos. Na Liga Europa, competição de segundo escalão do continente, a equipe chegou até as oitavas de final três vezes.

O Grupo G da Liga dos Campeões entra em campo nesta quarta-feira. No Santiago Bernabéu, em confronto de semifinalistas da última temporada, o Real Madrid recebe a Roma. Já em Plzen, o Viktoria recebe o CSKA Moscou. Ambos os jogos são às 16 horas (de Brasília).