Botafogo venceu o Fortaleza por 3 a 1 (Foto: Vitor Silva/Botafogo)


O Botafogo se reencontrou com a vitória no Campeonato Brasileiro. O Fogão fez 3 a 1 no Fortaleza, em um bom e movimentado jogo, neste domingo, no Castelão, pela 25ª rodada.




Dugout

O Fogão não vencia há cinco rodadas (eram duas derrotas e três empates). A vitória faz o Botafogo recuperar a confiança, além de ter motivos para ficar animado. Eduardo, autor de dois gols, está cada vez mais à vontade, assim como Marçal, que fez o terceiro. O cartão de visitas de Tiquinho Soares, que fez a estreia, foi positivo. Gatito Fernández também brilhou e defendeu pênalti. A nota triste é em relação a Rafael. Ele sofreu um trauma crânio-facial e vai realizar exames complementares.

Com a vitória, o Botafogo pulou para 30 pontos e está, no momento, na 13ª colocação do Brasileirão. Já o Fortaleza, que vinha de cinco triunfos seguidos no torneio, volta a perder e continua com 30 pontos, em 12º lugar - supera o clube carioca no saldo de gols.

O próximo compromisso do Botafogo é contra o América-MG, domingo, às 11 horas (de Brasília), no Estádio Nilton Santos. O Fortaleza, por sua vez, tem mais um carioca pela frente e visita o Fluminense, sábado, às 19 horas, no Maracanã.





O duelo entre Fortaleza e Botafogo

 

O técnico Luís Castro promoveu a estreia de Tiquinho Soares no Botafogo. Outra novidade do time foi Rafael na lateral direita. Saravia, suspenso, e Daniel Borges, lesionado, desfalcaram o time.

O Fortaleza teve chance de abrir o placar logo com 14 segundos de jogo. Romarinho recebeu cruzamento de Juninho Capixaba e ficou cara a cara com Gatito Fernández, mas bateu por cima.

O Botafogo se encontrou em campo e equilibrou as ações. Aos 14 minutos, Marçal cruzou da esquerda e Eduardo apareceu na área e cabeceou, mas Fernando Miguel brilhou e salvou o Fortaleza. Luís Castro precisou fazer a primeira mudança logo aos 16 minutos. Rafael teve um choque de cabeça com Thiago Galhardo. Lucas Mezenga entrou na vaga dele.




Fogão abre o placar logo no início

 

O Fogão abriu o placar aos 18 minutos. Jeffinho ganhou pela esquerda e cruzou para Eduardo. Ele emendou de primeira e fez 1 a 0. Na comemoração, os jogadores foram abraçar Rafael, que dava a volta no campo para ir para o banco de reservas. Foi o 1º gol do meia com a camisa do Botafogo.

O Fortaleza quase empatou aos 21 minutos. Juninho Capixaba pegou rebote de falta que havia acabado de cobrar e emendou. A bola foi para fora. O lateral-esquerdo apareceu bem aos 26 minutos, mas não conseguiu finalizar, após passe de Moisés.

O Botafogo respondeu com Tiquinho Soares. Aos 30 minutos, ele conseguiu se livrar da marcação e, da entrada da área, finalizou. Fernando Miguel mandou para escanteio. O Fogão ampliou aos 35. Após cobrança de escanteio, Cuesta desviou na primeira trave e encontrou Eduardo. Ele cabeceou e fez o segundo dele e o do clube carioca.




O Fortaleza ainda deu um susto no fim. Thiago Galhardo foi lançado e dividiu com Gatito. O rebote ficou com Juninho Capixaba. Ele tentou achar Moisés, mas a bola pegou em Galhardo, que estava no chão, e foi para fora. O Fogão foi para o intervalo com boa vantagem.

Mais gols no segundo tempo

 

No segundo tempo, aos sete minutos, Lucas Mezenga se precipitou e fez pênalti em Thiago Galhardo. Robson cobrou e parou em Gatito Fernández. Na sequência, o goleiro salvou a finalização de Hércules, que entrou no intervalo, e defendeu o rebote.

Eduardo quase marcou o terceiro dele. Após cobrança de lateral para a área, o meia emendou para fora, com perigo. Quem ampliou para o Botafogo foi Marçal. Ele ficou com rebote na entrada da área e finalizou com categoria, aos 18 minutos, e fez um belo gol, o primeiro do lateral-esquerdo pelo clube carioca.




Aos 20, Tiquinho acionou Jeffinho. O atacante, contudo, adiantou muito a bola e deu tempo para Titi cortar para escanteio. Luís Castro mudou e colocou Gabriel Pires no lugar de Eduardo.

Fortaleza diminuiu na metade da etapa final

 

O Fortaleza conseguiu diminuir. Thiago Galhardo deu um bolão para Moisés. Ele tocou na saída de Gatito e fez 3 a 1, aos 24 minutos. Gatito brilhou na sequência. Silvio Romero, que entrou no segundo tempo, emendou no canto, mas o goleiro foi buscar e salvou o clube carioca.

Luís Castro reforçou a marcação. Ele colocou Kanu no lugar de Jeffinho, além de Lucas Piazon e Júnior Santos. Victor Sá e Tiquinho Soares também saíram. Galhardo, aos 39 minutos, fez fila e chutou para fora. Nos acréscimos, o Fogão quase fez o quarto, mas Fernando Miguel defendeu a finalização de Júnior Santos. Com uma boa atuação, o Botafogo voltou a vencer no Brasileirão.




FICHA TÉCNICA

 

FORTALEZA 1X3 BOTAFOGO


Local: Castelão, Fortaleza (CE)
Data: 04/09/2022, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO-Fifa) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP-VAR-FIFA)
Cartão amarelo: Marçal e Eduardo (Botafogo) e Juninho Capixaba (Fortaleza)
 

Gols:

 

Fortaleza: Moisés, aos 24' do 2ºT
Botafogo: Eduardo, aos 18' e aos 35' do 1ºT, e Marçal, aos 18' do 2ºT

FORTALEZA: Fernando Miguel; Brítez, Marcelo Benevenuto, Titi (Otero) e Juninho Capixaba; Lucas Sasha (Lucas Lima), José Welinson (Hércules) e Thiago Galhardo; Moisés, Romarinho (Pedro Rocha) e Robson (Silvio Romero) Técnico: Juan Vojvoda

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Rafael (Lucas Mezenga), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Lucas Fernandes e Eduardo (Gabriel Pires); Victor Sá (Lucas Piazon), Jeffinho (Kanu) e Tiquinho Soares (Júnior Santos) Técnico: Luís Castro