Embora tenha treinado apenas na academia nos últimos dias, Marcelo será titular do Fluminense na "decisão" contra o Flamengo, na quinta (1), às 20h, no Maracanã. A partida de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil virou o "jogo do ano" para o Tricolor, e o lateral-esquerdo, principal contratação para a temporada, afirmou nos bastidores que joga.
O Superesportes apurou que Marcelo chegou a afirmar a pessoas próximas que "joga até sem uma perna" contra o arquirrival. Depois do empate sem gols no jogo de ida, a partida de volta virou uma grande decisão. Quem vencer, se classifica para as quartas de final da Copa do Brasil.
Se o jogador realmente confirmar o discurso na prática, o Flu tem motivos para ter esperanças. Desde seu retorno ao Brasil, ele disputou nove jogos e ainda não sofreu nenhuma derrota.
Foram sete vitórias e dois empates, mesmo que, em duas dessas partidas, contra The Strongest e Flamengo, ele tenha sentido o mesmo incômodo na panturrilha que o fez ser substituído no primeiro tempo. Seu único gol foi justamente sobre o Fla, no segundo jogo da final do Campeonato Carioca, quando o Tricolor bateu seu rival por 4 a 1 no Maracanã para faturar a taça.
Como não houve lesão constatada, o departamento médico do Fluminense preferiu poupar o veterano, em trabalho conjunto com a comissão técnica e os setores de fisioterapia e fisiologia. Marcelo sente um "enrijecimento" nas duas panturrilhas em alguns momentos, o que diminui sua força e velocidade.
Marcelo já sentiu dores antes
O problema não é novidade para o jogador, que relatou ao clube que já sentiu o desconforto algumas vezes na Grécia, quando atuou pelo Olympiakos, e em sequências mais duras pelo Real Madrid.
O técnico Fernando Diniz já havia deixado isso claro na coletiva após o empate sem gols com o Flamengo, quando Marcelo foi substituído no primeiro tempo.
- Foi parecido com o jogo contra o The Strongest. Para não ficar se expondo, ele ficou na dúvida se sairia ou não e resolvi tirar para não ter o risco de ter uma lesão na panturrilha e ficar mais tempo parado. É uma dor que não é novidade, ele já conhece, o departamento médico já conhece, foi mais uma questão de prevenção. Não teve lesão, ele até queria ficar mais no jogo - declarou.
Diniz também lembrou, na mesma entrevista, que a sequência que Marcelo estava exposto desde que chegou ao Brasil, com um calendário diferente, era muito mais exaustiva que na Europa, independente de sua idade e saúde.
- Talvez faça cinco anos que ele não joga cinco partidas seguidas, e tem nos ajudado muito, decisivo no Carioca e entrega uma qualidade muito alta. É um craque! - se derreteu o treinador.
Desfalques do Fluminense
Além de Marcelo, o departamento médico do Fluminense também tem Alexsander e Keno em recuperação de lesão. Enquanto o volante dá sinais de que voltará antes do prazo que o clube esperava, em excelente recuperação, o atacante ainda segue em transição, segundo publicado pelo ge.globo e confirmado pelo Superesportes.
Keno está sendo preparado para voltar contra o River Plate, de acordo com informação primeiro veiculada pelo canal Raiz Tricolor, no YouTube, e também apurado pela reportagem. O atacante, que precisa de mais força pelo seu estilo de jogo, não irá a campo contra o Flamengo.
Já o volante, embora dê sinais de boa recuperação, ainda está um pouco longe de retornar aos treinamentos com bola. Na terça (30), ele publicou vídeo fazendo exercícios em uma bicicleta ergométrica.
Saiba mais