Cano celebra primeiro gol contra o River Plate no Maracanã (Foto: MARCELO GONÇALVES/FLUMINENSE FC)

 
O Fluminense venceu o River Plate (ARG) por 5 a 1, nesta terça-feira (2), no Maracanã, pela terceira rodada da Fase de Grupos da Libertadores. Cano marcou três vezes, e Arias fez mais dois para definir o placar. Beltrán fez o único gol do time argentino.




O time de Fernando Diniz teve leveza nos contra-ataques e garantiu os três pontos no Grupo D, ampliando a vantagem na liderança, com nove pontos. O River é o terceiro colocado no grupo, com três pontos, mesmo número do The Strongest (BOL), que leva vantagem nos critérios de desempate.
 
Dugout
 

FICHA TÉCNICA


FLUMINENSE 5 X 1 RIVER PLATE


Data: 2 de maio de 2023, quarta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Duração: 98 minutos (48 + 50)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Público: 62.505 (57.652 pagantes)
Renda: R$ 2.951.443,00
Competição: Libertadores (3ª rodada da Fase de Grupos)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU), Carlos Barreiro (URU) e Mathias de Armas (URU)
VAR: Angelo Hermosilla (CHI)
Cartões amarelos: Felipe Melo, Lima, André e Ganso (Fluminense); González Pírez, Enzo Pérez, Beltrán e Aliendro (River Plate)
Cartões vermelhos: González Pírez (River Plate)

Gols: Cano (28/1ºT e aos 7 e 41/2ºT); Beltrán (38/1ºT); Arias (aos 29 e 46/2ºT)

Fluminense: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Vitor Mendes, aos 24/2ºT), Marcelo (John Kennedy, aos 42/2ºT), André, Alexsander, Ganso, Arias, Cano (Lelê, aos 42/2ºT) e Keno (Lima, aos 40/1ºT). Técnico: Fernando Diniz.




River Plate: Armani, Andrés Herrera, González Pírez, Mammana (Solari. aos 16/2ºT), Casco, Enzo Pérez (Palavecino, aos 37/2ºT), Aliendro, De la Cruz (Paradela, aos 16/2ºT), Nacho Fernández (Robert Rojas, aos 24/2ºT), Barco e Beltrán (Santiago Simón, aos 37/2ºT). Técnico: Martín Demichelis.

Fluminense x River Plate: gols e lances importantes


O movimentado primeiro tempo teve gols para os dois lados. Aos 28 minutos, Cano abriu o placar com um chutaço de canhota bem, depois de receber bom passe de Keno pela ponta esquerda. A bola ainda bateu no travessão caprichosamente antes de balançar as redes.

O River empatou o placar dez minutos depois, com Lucas Beltrán. Arias vacilou na pequena área, e De La Cruz ficou livre para mandar a bola nos pés de Beltrán, que só escorou para desviar a bola e enganar o goleiro Fábio.




A segunda etapa foi de domínio dos cariocas, com leveza em campo, e aposta em contra-ataques rápidos. Cano anotou o segundo dele aos sete minutos do segundo tempo, e Arias ampliou a vantagem aos 29, decretando o placar.

Ainda deu tempo de mais um gol do camisa 14 do Fluminense, já nos minutos finais de partida. Arias cruzou na medida, e o atacante apenas deu um toque para a meta. Arias decretou a goleada já nos acréscimos.

Keno deixa o jogo com dores na cabeça


Ainda inconstante no Fluminense, Keno fazia bom jogo, mas precisou ser substituído logo após o gol do River Plate. O atacante tomou uma bolada na cabeça em cobrança de falta de Nacho Fernández e chegou a voltar para o campo, mas saiu com fortes dores no local. 




Ganso comemora gol antes mesmo de Cano balançar as redes


O passe de Paulo Henrique Ganso para Samuel Xavier encontrar Cano no segundo gol do Fluminense foi tão bonito que o camisa 10 comemorou ainda antes da bola balançar as redes. Com a visão genial que tem, o Maestro se virou para as arquibancadas e o banco de reservas de braços ao alto, e foi abraçado como se ele tivesse marcado. 

Germán Cano, a máquina de gols


Se Germán Cano não era tão conhecido assim na Argentina, seu país natal, certamente será mais falado por lá após esta noite. Em atuação de gala, o centroavante do Fluminense marcou três vezes e ainda teve um gol anulado. Além das três bolas na rede, ele infernizou a defesa do River Plate com muita luta e levantou os mais de 62 mil presentes ao Maracanã.

Arbitragem irrita as duas equipes 

O uruguaio Esteban Ostojich não passou mais do que sete minutos no Maracanã sem receber o "carinho" da torcida na arquibancada. Bastou uma sequência de três faltas duras do lateral Casco sem a aplicação do cartão amarelo para que o experiente juiz fosse xingado pelos tricolores.



 
Em campo, logo aos 25, após entrada de Felipe Melo em Beltrán, o árbitro perdeu o controle da partida. O River fazia faltas fora do lance de jogo e longe do sempre mal posicionado árbitro, que tentava repreender os jogadores na conversa sem êxito. Em nenhum momento o uruguaio conseguiu coibir a violência das duas equipes. 

Fluminense leva 62,5 mil pessoas ao Maracanã


Além da goleada em campo, o Fluminense também deu show na arquibancada. Foram 62.505 presentes no Maracanã para o maior público da equipe no ano de 2023. Não bastasse a quantidade, a torcida também cantou durante os 90 minutos a plenos pulmões, resgatando músicas criadas para a Libertadores de 2008 e outras atuais que balançaram as estruturas do estádio.  
 

Goleada do Fluminense é pior derrota do River Plate em sua história na Libertadores


O Fluminense bateu o River Plate por 5 a 1 no Maracanã. Este foi o pior resultado dos Millionarios em toda sua história na Libertadores.

Antes, o pior resultado era um 4 a 0 para o Grêmio, em 2002. Curiosamente, o jogo também aconteceu em um 2 de maio. Depois de 21 anos, novamente, o River sofreu uma dura derrota pela competição.




A vitória do Flu também foi a terceira maior em sua história do torneio. Apenas as goleadas por 6 a 0 no Arsenal de Sarandí, da Argentina, em 2008, e no Deportivo Itália, da Venezuela, em 1971, ficaram à frente.

Próximos jogos do Fluminense


Fluminense x Vasco, Brasileirão, no Rio de Janeiro - 6 de maio (sábado), às 21h.
Cruzeiro x Fluminense, Brasileirão, em Belo Horizonte - 10 de maio (quarta-feira), às 21h30.

 
Próximos jogos do River Plate


River Plate x Boca Juniors, Argentino, em Buenos Aires - 7 de maio (domingo), às 17h30 (de Brasília).
Talleres x River Plate, Argentino, em Córdova - 14 de maio (domingo), às 21h30 (de Brasília).