Decisivo na vitória do Flamengo fora de casa sobre o Santos, com três assistências, Gerson tem protagonizado uma clara evolução desde a chegada de Jorge Sampaoli, seu velho conhecido, ao clube do Rio de Janeiro.
O meia marcou um gol e deu seis assistências nas últimas cinco partidas pelo Fla, estatísticas que evidenciam seu papel nos bons resultados obtidos pelo time – exceção feita à goleada sofrida contra o Bragantino.
Com Sampaoli, o Coringa, como é chamado, passou a atuar mais adiantado e tem sido decisivo em importantes confrontos: além da vitória sobre o Santos, fez um gol e uma assistência na goleada contra o Vasco, além de outro passe para gol no triunfo sobre o Racing (ARG).
Em 2023, antes de Sampaoli, Gerson somava 2 assistências em 16 jogos e não vivia boa fase. Com a chegada do argentino, os números tiveram uma expressiva melhora: 3 gols e 7 assistências em 12 partidas.
As seis assistências neste Brasileirão fazem do jogador do Fla o líder neste quesito na competição, além de ser o segundo jogador com mais participações em gols (8). À sua frente, apenas Tiquinho Soares (13).
Na última semana, o Sampaoli comentou a respeito da evolução do meio-campista.
– Para nós, é importante que o Gerson possa transmitir essa forma de jogar: posicional, com altura e com vértices
Depois da vitória contra o Racing, pela Libertadores, logo antes da pausa para a Data Fifa, Gerson avaliou positivamente a forma como tem sido escalado pelo técnico.
– O Sampaoli gosta de me usar mais na frente. Fica mais fácil porque conheço o trabalho dele. Para me adaptar, não custou muito. Fico feliz por ajudar, por dar a assistência. Agora, é continuar evoluindo - afirmou.
Antes do Flamengo, Sampaoli treinou Gerson na França
Antes do reencontro no Flamengo, Jorge Sampaoli e Gerson já haviam trabalhado juntos na França, pelo Olympique de Marselha, entre 2021 e 2022.
Lá, estiveram juntos ao longo de uma temporada (2021-22). Apesar dos problemas de adaptação do meia no começo da passagem, ele evoluiu e impressionou o técnico.
– Falei para levá-lo para o Olympique e o primeiro contato que tive com ele foi muito ruim, porque jogava de outra forma. Terminou jogando de forma espetacular na França - comentou Sampaoli recentemente.
Gerson atinge raro feito de Marinho
Além de ajudarem o Flamengo a somar três pontos na Vila Belmiro, as três assistências de Gerson significaram uma marca difícil de ser batida.
Nos últimos três anos, segundo a plataforma Opta, somente Marinho – também pelo Rubro-Negro – havia feito três passes para gol no mesmo jogo.