Motivado a se recuperar da dolorosa goleada sofrida contra o Bragantino, o Flamengo entra em campo, na noite deste domingo (25), na Vila Belmiro, para enfrentar o Santos e uma marca negativa recente: a de um frágil visitante.
Nos últimos três meses, em oito jogos que fez fora de casa*, o Rubro-Negro venceu apenas um, empatou dois e perdeu cinco. O aproveitamento nesta sequência foi de 21%. Ao todo, foram oito gols marcados e 16 sofridos.
Flamengo perdeu títulos após derrotas longe de casa
Para além da sequência ruim fora de casa nos últimos meses, o Flamengo também penou em importantes jogos longe do Rio de Janeiro no começo do ano. Os três, por sinal, valiam títulos.
O primeiro deles foi contra o Palmeiras, no Mané Garrincha, em Brasília, pela Supercopa do Brasil. A taça foi conquista pelo time alviverde, após vitória por 4 a 3.
Depois, foi a vez do Al-Hilal, na semifinal do Mundial de Clubes, em Tânger, no Marrocos. Os sauditas venceram por 3 a 2 e se classificaram-se à final. Na disputa do terceiro lugar, o Fla bateu o Al Ahly e ficou com a consolação de terminar a competição no pódio.
Por fim, pela Recopa Sul-Americana, mais uma derrota difícil como visitante: 1 a 0 no jogo de ida contra o Independiente del Valle (EQU). O placar foi devolvido na volta pelo Rubro-Negro, que, porém, perdeu nos pênaltis.
Defesa do Flamengo volta a ser preocupação
O time do Flamengo sofreu 60 finalizações nas últimas duas rodadas do Brasileirão, contra o Red Bull Bragantino e o Grêmio.
O sistema defensivo, que até a Data Fifa parecia um problema superado, volta a preocupar o técnico Jorge Sampaoli, que agora vê sua equipe entre as mais vazadas da competição.
Ao falar sobre a derrota, ele evitou criticar um jogador ou setor específico, e direcionou o problema a todo o time.
– Hoje, a passividade do time me preocupa muito. Mais do que uma análise coletiva, posicional, de jogadores, que é minha responsabilidade também. É algo que o time tem que rever, a torcida tem direito de reclamar uma atuação como essa. É algo que nem a torcida e nem o clube merecem - comentou o argentino.
O jogo contra o Santos, na Vila Belmiro, ocorre às 18h30 (horário de Brasília) deste domingo (25).
Para o Fla, vencer o Peixe significaria ultrapassar o rival Fluminense e se aproximar dos dois primeiros colocados – Botafogo e Palmeiras.
*os clássicos contra Vasco e Fluminense (duas vezes), por terem sido disputados no Maracanã, casa do Flamengo, não foram contabilizados apesar dos mandos cruz-maltino e tricolor.