O Flamengo teve cinco jogadores convocados para a atual Data Fifa: Ayrton Lucas e Pedro, pela seleção brasileira; Varela, pelo Uruguai; e Pulgar e Vidal, pelo Chile. Todos disputaram, até aqui, um jogo. O período de amistosos ainda vai até o dia 20.
O Superesportes mostra como foi a participação de cada um dos atletas flamenguistas por suas respectivas seleções. Vale destacar que o uruguaio Arrascaeta, frequentemente convocado, não foi chamado por ter voltado de lesão recentemente.
Vidal e Pulgar titulares pelo Chile
Os meio-campistas Arturo Vidal e Erick Pulgar foram titulares da seleção chilena na goleada por 5 a 0 sobre a República Dominicana no estádio Sausalito, em Viña del Mar, no Chile, na última sexta-feira (16).
Vidal, de 36 anos, bicampeão da Copa América e um dos grandes jogadores da história chilena, atuou durante os 90 minutos. O jogador teve uma finalização bloqueada e deu alguns passes importantes para outros atletas chutarem a gol. Segundo o 365 Scores, ele acertou 84% dos passes curtos e 80% dos passes longos, além de não ter perdido posse de bola e feito apenas duas faltas.
Já Pulgar foi substituído aos 12 minutos do segundo tempo por Víctor Méndez. Ele acertou 91% dos passes curtos, mas apenas 33% dos passes longos -- foram três na partida. O meio-campista fez uma falta e teve um erro que terminou em chute do adversário.
O Chile volta a campo na terça-feira (20), às 21h (de Brasília), contra a Bolívia.
Varela teve atuação discreta
O Uruguai também goleou na Data Fifa. A equipe venceu a Nicarágua por 4 a 1, em casa, na quarta-feira. O lateral-direito Varela foi titular da equipe, sendo substituído aos 39 minutos da segunda etapa.
O jogador cometeu quatro faltas e teve uma posse de bola perdida, segundo o 365 Scores. Também foi driblado três vezes, e afastou perigo em quatro oportunidades. A atuação não teve destaque. O Uruguai vai atuar novamente na terça-feira (20), contra Cuba, às 20h30.
Ayrton Lucas foi bem; Pedro entrou no fim
O lateral-esquerdo Ayrton Lucas, considerado por muitos como o melhor jogador do Flamengo na temporada, também foi bem pela seleção brasileira. Ele foi titular na vitória por 4 a 1 sobre Guiné e atuou durante os 90 minutos, mostrando segurança. Acertou 79% dos passes, deu um chute a gol e ganhou 70% dos duelos por baixo. A atuação foi destacada pela torcida flamenguista; nas redes sociais, até uma possível proposta europeia foi cogitada.
Já Pedro não teve tempo para mostrar futebol. Ele substituiu Richarlison quase no fim do jogo, atuando por apenas oito minutos. Mesmo assim, deu um chute a gol e cometeu uma falta.
O próximo jogo da seleção brasileira será na terça-feira (20), às 16h, contra Senegal, em Lisboa, Portugal.