Flamengo ficou no empate com o Ñublense no Chile em mais uma apresentação ruim (Foto: Marcelo Cortes / CR Flamengo)


 
Após o resultado decepcionante contra o Ñublense na última quarta-feira (24), o Flamengo iniciou a preparação para o jogo contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão, neste sábado (27). além de ter de conviver com o empate na Libertadores, o clube viu novamente a exposição de um ambiente agitado e tenso. 




Os problemas vão além das questões físicas. A chegada de Sampaoli ao Flamengo trouxe novo ânimo para o elenco, que passou por um enorme desgaste com o início de temporada com Vitor Pereira. 
 
+ Flamengo ainda sofre com problemas físicos, e planejamento fica em xeque 

No entanto, mesmo com a confiança no trabalho do treinador argentino, os dilemas do passado bem recente ainda perduram no dia a dia. Os problemas físicos têm chamado atenção pelos constantes atletas que passam pelo departamento médico, mas a fala de Filipe Luís, após o empate no Chile, chamou atenção. 

-Perder o Arrascaeta, o próprio Bruno Henrique, o Pedro fora nas últimas rodadas, o Ribeiro, principalmente, a gente sente. Mas isso não é desculpa. Temos elenco para fazer um jogo bem melhor do que fizemos aqui. A nossa consciência existe, a gente não se ilude, mas é trabalho. Temos que corrigir. Os problemas não são físicos, são técnicos e táticos.





Flamengo sofre para se adaptar


A saída de Dorival Junior e a chegada de Vitor Pereira balançaram o elenco do Flamengo, que precisou se adaptar a um esquema de jogo diferente do que os jogadores já estavam habituados e foram campeões. 
 
Comentarista detona desempenho do Flamengo: 'Ñublense é time de série D'
 
Até o momento, a equipe rubro-negra não conseguiu encaixar o sistema tático e trazer volume de jogo e eficiência nas finalizações. Além disso, as falhas no setor defensivo se tornaram corriqueiras. Junto com o Bahia, o Flamengo foi o time que mais sofreu gols em 2023, 40 no total. 

As perdas de títulos importantes já no início da temporada enfraqueceram o trabalho de VP e, para além disso, abalaram a confiança que o time possuía. Internamente, o início de ano trouxe um desgaste para o grupo, o que até o momento não foi recuperado. 

Alguns atletas entendem que o ciclo no Flamengo está chegando ao fim. A necessidade de reformulação no elenco, que parte da diretoria, também já é sentida pelo elenco, o que torna o ambiente sobrecarregado.