Jorge Sampaoli ainda não conseguiu repetir escalação desde que chegou ao Flamengo (Foto: Celso Pupo/Fotoarena/SUSA/Icon Sports)

Flamengo enfrenta o Ñublense nesta quarta-feira (24), pela quarta partida da fase de grupos da Copa Libertadores, no Chile. Além da cobrança pela vitória e três pontos, Sampaoli também enfrenta desafios fora dos gramados: a constante perda de jogadores por problemas físicos e a falta de rendimento de alguns nomes.




O treinador argentino estreou no comando do Flamengo justamente no primeiro jogo da equipe rubro-negra contra o Ñublense, no dia 19 de abril, no Maracanã. Naquela partida, Sampaoli utilizou a seguinte formação: Santos; Fabricio Bruno, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Vidal e Gerson; Marinho, Gabi e Pedro. 
 
+ Sampaoli aumenta intensidade de treinos, e lesões cobram preço no Flamengo

Desde o debute até agora, o técnico não conseguiu repetir uma escalação. Em dez jogos, Sampaoli precisou fazer mudanças em todos os setores, principalmente por baixas, pois seis jogadores apresentaram problemas físicos e desfalcaram o Flamengo, da defesa ao ataque: 

  • Gerson - lesão adutor esquerdo;
  • Thiago Maia - lesão no quadríceps da perna direita;
  • Pedro - entorse no tornozelo esquerdo, lesão no adutor direito;
  • Cebolinha - entorse no tornozelo esquerdo;
  • David Luiz - lesão na posterior da coxa esquerda; 
  • Everton Ribeiro - lesão no músculo anterior da coxa esquerda. 
 

Marinho não consegue render 

 
Além dos problemas físicos, Sampaoli também tem tido dificuldades de obter rendimento semelhante ao dos titulares com as opções no banco de reservas. Marinho, que foi titular com o argentino no jogo contra o Ñublense e também responsável pela assistência dos dois gols, não viajou com a delegação rubro-negra para o Chile. A primeira informação foi de que o jogador teria sentido um desconforto, porém, o Superesportes apurou que o atacante não foi relacionado por uma escolha técnica. 
 
+ Flamengo: conheça Gabriel Andreata, olhos e ouvidos de Sampaoli no Ninho 

Desde que chegou ao Flamengo, Marinho não conseguiu se firmar, mesmo com a chegada de Sampaoli, treinador com quem já trabalhou. De todas as oportunidades que o atacante já teve com o argentino, a avaliação é que Marinho não conseguiu render o que precisava.




Além disso, a diretoria também já coloca o atleta na lista de nomes que têm saída confirmada, já que o contrato de Marinho vai até o fim deste ano, e o Flamengo não pretende renovar. O atacante  chegou a receber uma proposta do Bahia neste ano, mas optou por ficar e buscar espaço no time. 
 

Calendário cheio é outro desafio

 
Em meio aos desafios, Sampaoli tem tentado adaptar seu estilo de jogo e trabalho com uma rotina incessante de jogos. A delegação rubro-negra desembarcou na noite desta segunda-feira (22), no Chile, para a partida contra o Ñublense e retornará logo após o jogo para o Rio de Janeiro. 

No fim de semana, o Flamengo tem mais um desafio importante pelo Campeonato Brasileiro, contra o Cruzeiro, no Maracanã, e na próxima semana a decisão contra o Fluminense. O tempo, ou a falta de, não tem ajudado Sampaoli nesta luta por resultados, e principalmente, busca por conseguir encaixar a equipe no seu estilo de jogo.