Contra o Bahia, Sampaoli fez cinco alterações no intervalo por causa de problemas físicos (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)



O Flamengo conquistou a primeira vitória como visitante no Brasileirão ao bater o Bahia por 3 a 2. Mesmo com os três pontos na bagagem, o time de Jorge Sampaoli ainda parece  distante de um momento de paz. Às vésperas do reencontro com o Fluminense, agora pela Copa do Brasil, a parte física assombra a comissão técnica.




Diante do Bahia, Sampaoli sofreu com a ausência de jogadores em decorrência de problemas físicos. O argentino precisou fazer cinco substituições ao mesmo tempo, no intervalo, fato inédito no Campeonato Brasileiro. 

Inicialmente, a escolha de tirar Matheus Cunha, Pulgar, David Luiz, Matheus França e Thiago Maia, gerou estranheza e revolta no torcedor. Porém, na coletiva, Sampaoli justificou e expôs que todas as trocas foram feitas por problemas relacionados a lesões. Só após a declaração do treinador, o Flamengo emitiu uma nota informando o estado de cada atleta. 

- Os jogadores Everton Cebolinha, com entorse no tornozelo esquerdo, Matheus França, com pancada no joelho, David Luiz com dores no músculo posterior da coxa direita e Matheus Cunha, com dores no quadril e na coxa direita, serão reavaliados amanhã. Já Thiago Maia sentiu desgaste e pediu para ser substituído - diz a nota.




Sampaoli identificou problema


Desde que chegou ao Flamengo, Sampaoli identificou que a parte física do elenco estava muito aquém do que o treinador entendia ser o melhor para o futebol de alto nível. Imediatamente, o argentino implementou algumas mudanças no dia a dia, como a realização de todos os treinos na parte da manhã. Além disso, a intensidade das atividades também aumentou consideravelmente, comparado à época de Vitor Pereira. 

Em meio às carências detectadas, Sampaoli vem sofrendo com perdas significativas a cada rodada. O treinador tem comunicação direta com o departamento médico, que sempre sinaliza a Sampaoli sobre a condição física dos atletas. Foi exatamente isso que aconteceu no intervalo da partida diante do Bahia. Apesar disso, o técnico se mostrou surpreso pela necessidade de mexer tanto no time.

Flamengo pode ter retornos importantes


Mesmo com o cenário, Sampaoli tem boas notícias. Gerson, Filipe Luís e Guilhermo Varela, que permaneceram no Rio de Janeiro, treinaram no Ninho do Urubu nesse sábado (13), enquanto o time jogava em Salvador. Há chance significativa de os três atletas estarem à disposição de Sampaoli na terça-feira (16), contra o Fluminense. 




Pedro é o que mais preocupa. O atacante também compareceu ao CT para dar continuidade ao tratamento. Os relatos internos são de que o camisa 9 se sente bem e vai tentar de todas as formas estar disponível para o primeiro confronto da Copa do Brasil, contra o time tricolor. Apesar disso, o departamento médico e Sampaoli tomarão a decisão.