Cuca, Tite e Mauricio Pochettino são três opções de técnicos que podem assumir o Flamengo caso Vítor Pereira deixe o clube (Foto: PEDRO SOUZA/ATLÉTICO, NELSON ALMEIDA / AFP e FRANCK FIFE / AFP)


Vítor Pereira vive um momento de tensão no Flamengo. Contratado para substituir Dorival Júnior, que venceu a Copa do Brasil e a Copa Libertadores na temporada passada, o técnico português ainda não conseguiu implementar um bom futebol no Rubro-Negro e é alvo de fortes críticas nas redes sociais.



 

 
Eliminado na semifinal do Mundial de Clubes e vice-campeão da Recopa Sul-Americana e da Supercopa do Brasil, VP enfrenta a pressão da grande torcida do Flamengo, que cobra resultados a altura dos investimentos feitos pela diretoria carioca. 

O Superesportes fez um levantamento com 16 opções de técnicos livres no mercado que podem substituir Vítor Pereira caso ele deixe a Gávea em um futuro breve. Confira:

Tite


Treinador multicampeão no futebol brasileiro, Tite está livre no mercado desde que encerrou sua passagem de seis anos pela Seleção Brasileira, após a eliminação para a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo, em dezembro.




Cuca


Campeão da Tríplice Coroa com o Atlético em 2021, Cuca voltou ao clube na temporada passada após um breve período sabático. Sem grandes feitos nos poucos meses em que permaneceu no Galo, ele está sem clube desde o fim de 2022.

Paulo Bento


Paulo Bento está sem clube desde que deixou a Coreia do Sul, após o fim da Copa do Mundo. O treinador português levou a seleção asiática às oitavas de final do torneio, em uma chave complicada que também continha Portugal, Gana e Uruguai. Em 2016, passou pelo futebol brasileiro, onde treinou o Cruzeiro.

Dorival Júnior


Campeão da Copa do Brasil e da Libertadores com o Flamengo, em 2022, Dorival Júnior segue livre no mercado desde de sua saída do Rubro-Negro. O treinador é apontado como um dos favoritos para assumir o comando da Seleção Brasileira.




Reinaldo Rueda


Outro ex-técnico do Flamengo que está disponível é o colombiano Reinaldo Rueda, sem clube desde que foi demitido da Seleção Colombiana, em abril do ano passado. Campeão da Libertadores pelo Atlético Nacional em 2016, o treinador teve uma breve passagem pelo clube carioca na temporada seguinte.

Marcelo Bielsa


Um dos treinadores mais desejados por torcedores brasileiros, Marcelo Bielsa está livre no mercado desde que foi demitido do Leeds United, em fevereiro de 2022. Nome influente para diversos outros profissionais, como Pep Guardiola, o argentino tem como sua última conquista a EFL Championship (Segunda Divisão do Campeonato Inglês) da temporada 2019-20.

Rafa Benítez


Ex-técnico de Real Madrid, Chelsea e Liverpool, Rafa Benítez está sem clube desde que deixou o Everton, em janeiro do ano passado. O veterano treinador espanhol tem conquistas de La Liga, Liga dos Campeões e Liga Europa no currículo.




Mauricio Pochettino


O argentino Mauricio Pochettino está livre no mercado desde que rescindiu contrato com o Paris Saint-Germain, em julho de 2022. O principal feito da carreira do treinador foi levar o Tottenham à grande final da Liga dos Campeões, na temporada 2018-19.

André Villas-Boas


Multicampeão por Porto e Zenit, o técnico André Villas-Boas não assumiu nenhum trabalho desde que deixou o comando do Olympique de Marseille, em fevereiro. Ele rescindiu com o clube após entrar em desacordo com a diretoria francesa.

El Turco Mohamed 


Treinador argentino três vezes campeão do Campeonato Mexicano, 'El Turco' Mohamed sem clube desde que deixou o Atlético, em julho de 2022. Venceu a Supercopa do Brasil e o Campeonato Mineiro na temporada passada.




Gustavo Alfaro 


Ex-técnico da Seleção Equatoriana, Gustavo Alfaro deixou o cargo na seleção sul-americana em janeiro deste ano. O argentino, que participou da Copa do Mundo no fim do ano passado, era o comandante da equipe desde agosto de 2020.

Dunga 


Capitão do tetracampeonato mundial em 1994, Dunga fez sua carreira como técnico na Seleção Brasileira, onde teve duas passagens. Ele está sem clube desde que deixou o cargo na CBF pela segunda vez, em junho de 2016.


Lucien Favre


Lucien Favre foi demitido do comando do Nice em janeiro desta temporada, após eliminação na Copa da França. O último trabalho do técnico suíço antes dessa segunda passagem pelo clube francês foi no Borussia Dortmund, entre 2018 e 2020.





Marcelino 


Marcelino deixou o Athletic Bilbao em maio de 2022, e está clube desde então. O treinador espanhol já venceu a Supercopa da Espanha de 2020-21, pela equipe basca, e a Copa do Rei de 2018-19, pelo Valencia.


Clarence Seedorf


Lenda do futebol europeu, Clarence Seedorf ainda busca se consolidar como técnico. O holandês, diversas vezes campeão da Liga dos Campeões como jogador, está sem clube desde que foi demitido da Seleção Camaronesa, em 2019.

Alexander Medina


Ex-técnico do Internacional, Alexander 'Cacique' Medina foi demitido do Vélez Sarsfield no fim de fevereiro, após sequência ruim no Campeonato Argentino. Semifinalista da Libertadores no ano passado, o treinador uruguaio também acumula passagens por Nacional e Talleres.

Dugout