Sem perder há quatro jogos na competição nacional, com dois empates e uma vitória, o Flamengo está na vice-liderança, com 42 pontos, 11 de diferença para o Galo.
A distância é grande, mas a equipe carioca tem dois jogos a menos que o alvinegro. Para manter a expectativa alta, é imprescindível vencer uma partida com as condições do duelo deste meio de semana, em casa, contra um time da parte inferior da tabela.
"Cada jogo do Brasileirão é uma final para gente, e este não será diferente. Vamos entrar respeitando o adversário, mas buscando sempre a vitória. O elenco do Flamengo cada partida pede isso, ganhar. Espero que possamos entrar com essa mentalidade de querer vencer, mas sempre com respeito ao adversário", avaliou o atacante Pedro.
No momento, o grande problema flamenguista é o número expressivo de desfalques justamente na reta final da temporada, que ainda envolve a disputa das semifinais da Copa do Brasil contra o Athletico-PR, já na próxima semana, e a final da Libertadores contra o Palmeiras, apenas em novembro.
Renato Gaúcho está sem alguns de seus principais jogadores por causa de lesões, como é o caso de De Arrascaeta, que sofreu um estiramento de grau 2 jogando pela Seleção Uruguaia, e Bruno Henrique, com uma lesão no adutor da coxa esquerda.
David Luiz e Diego são outros entregues ao departamento médico, mas o meia tem chances de ser liberado. Além disso, Isla, Gabigol e Everton Ribeiro estão disputando as Eliminatórias da Copa do Mundo.
Para piorar a situação, Vitinho recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Fortaleza, portanto terá que cumprir suspensão. Enquanto o setor ofensivo não para de somar desfalques, a defesa pode ter retornos importantes.
O goleiro Diego Alves não jogou a rodada passada em razão de um trauma no pé, mas voltou a treinar e pode jogar nesta quarta-feira.
Após não viajar para os dois últimos compromissos para tratar um edema na coxa, o zagueiro Gustavo Henrique também treinou e deve ficar à disposição.
Juventude também tem baixas
O Juventude não poderá contar com duas peças importantes do esquema de Marquinhos Santos para o duelo contra o Flamengo. O treinador não terá os volantes Jadson e Dawhan. Ambos estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
Marquinhos Santos treinou com Ricardinho, contratado junto ao Sport, entre os titulares e esta será a primeira vez que iniciará entre os 11.
Além disso, deverá recuar Guilherme Castilho e deixar Wescley ou Quintero como único armador. O ataque terá Paulinho Boia, Capixaba e Ricardo Bueno.
O treinador revelou ainda a possibilidade de escalar um time com três zagueiros, mas a expectativa é que continue no esquema 4-4-2. A decisão ficou para minutos antes da bola rolar.
"Nós temos que entender o cenário do nosso retorno à Série A. Temos o deslocamento dos atletas para o clube, pegar o ônibus e deslocar até o CT. Isso gira em torno de 40 minutos, ida e volta. Então, perde-se um tempo considerável de treino, recuperação dos atletas em jogos subsequentes. É um fator complicador", disse.
Há três jogos sem vencer, o Juventude tem 28 pontos, ainda próximo da zona de rebaixamento. Na última rodada, ficou no empate por 1 a 1 diante do América-MG, em Caxias do Sul (RS).