Lucas Silva ganhou dois Campeonatos Brasileiros e duas Copas do Brasil pelo Cruzeiro (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

O retorno de Lucas Silva ao Cruzeiro está cada vez mais próximo. O volante de 30 anos alinha os últimos detalhes de sua saída do Grêmio, clube detentor de seu passe, para poder assinar em definitivo com a Raposa, equipe que o revelou para o futebol. Se tudo der certo, o jogador chegará para sua terceira passagem pelo clube celeste.



 
 
 
Dugout
 
 
Uma fonte ligada ao jogador afirmou que Lucas Silva tem costurado um acordo com o Cruzeiro e que, no momento, negocia sua rescisão contratual com o Grêmio. O desejo do volante pesou muito na negociação. Pouco aproveitado por Renato Portaluppi, o camisa 16 gremista viu um retorno para o time celeste como melhor opção para sua carreira e, desde então, seu staff trabalha para alinhar um acordo com a Raposa. A informação inicial foi dada, na última semana, por Diogo Rossi e confirmada pelo Superesportes.
 

Acertada a rescisão com o Grêmio, Lucas Silva teria caminho livre para fechar com o Cruzeiro. Tanto o jogador quando o clube gaúcho não se opõem à mudança e, por isso, a quebra de contrato seria feita de forma amigável. O volante ainda aceitaria abrir mão de valores e aceitar um salário dentro da realidade financeira da Raposa para fechar com a equipe de Ronaldo. 
 

Carreira de Lucas Silva 

 
Lucas Silva estreou pelo Cruzeiro em 2012, mas foi nos anos de 2013 e 2014 que o jogador se projetou para os cenários nacional e internacional. O volante foi um dos destaques do bicampeonato brasileiro da Raposa, chamando a atenção do mercado internacional. No início de 2015 o Real Madrid comprou o atleta por cerca de 15 milhões de euros (R$ 45 milhões na cotação da época).




O volante chegou a ter chances pelo Real Madrid, mas não agradou, sendo emprestado ao Olympique de Marseille, onde também não teve sucesso. Após uma tentativa frustrada de empréstimo ao futebol português — não concretizada por uma reprovação nos exames médicos —, Lucas Silva voltou ao Cruzeiro em 2017, também cedido pelo time Merengue.

Em sua segunda passagem pelo Cruzeiro, Lucas Silva foi importante nas conquistas do bicampeonato da Copa do Brasil, em 2017 e 2018, e do Campeonato Mineiro de 2018 e 2019.

Após seu contrato com o Real Madrid se encerrar, no meio de 2019, e o Cruzeiro não propor um contrato em definitivo com o volante, Lucas Silva ficou um tempo sem clube. No início de 2020, o jogador assinou com o Grêmio. No time gaúcho, o volante chegou a ter bons momentos, mas a maior parte de sua passagem foi apagada.

Na atual temporada, Lucas Silva disputou onze partidas, sem marcar gols ou dar assistências. Ele disputou quatro jogos no Campeonato Brasileiro, o que não impede que ele atue pelo Cruzeiro na competição. O último jogo do volante pelo Grêmio foi no dia 27 de maio, há quase um mês.