Na mira do Cruzeiro para ser um reforço, o zagueiro Rodrigo Caio, do Flamengo, tem uma histórico de lesões recentes que fizeram ele sair da lista de convocados para a Seleção Brasileira para a última opção da defesa rubro-negra.
Rodrigo Caio surgiu como grande promessa no São Paulo e foi negociado com o Flamengo em 2019, ano em que ele se tornou, pra muitos, o melhor zagueiro do Brasil, recebendo inclusive um prêmio pelo ótimo Brasileirão. Naquele ano, ele atuou por 60 partidas e foi campeão Brasileiro e da Libertadores como titular e peça fundamental do rubro-negro.
Em 2020, ele atuou apenas em três partidas antes da pausa da pandemia. Quando as competições foram retomadas, ele atuou no sacrifício durante o fim da temporada, que terminou no início de 2021. Nesse período, sofreu com quatro lesões diferentes, mas conseguiu voltar para a reta final do Brasileirão. No fim, ele fez quase metade dos jogos (32) com relação a 2019.
Rodrigo Caio fez um 2021 da mesma forma que 2020, variando entre estar à disposição e fora por alguma lesão, não à toa jogando quase o mesmo número de jogos (33). No fim do ano, passou por uma cirurgia no joelho esquerdo e acabou sofrendo com uma inflamação no local, o que tirou ele de campo até maio de 2022.
Quando retornou em 22, Rodrigo Caio ficou dois meses sem lesão. No entanto, em julho, teve nova lesão no joelho esquerdo. Inicialmente ele passou por tratamento conservador, sem cirurgia, mas dois meses depois foi necessária uma cirurgia, que o tirou de campo até janeiro de 2023. Ele atuou em apenas 12 jogos em 2022, sendo sete por completo.
Rodrigo Caio voltou a atuar na primeira rodada do Carioca de 2023, mas desde então fez apenas nove jogos, mesmo estando à disposição em quase todos. Ele só não esteve disponível para o duelo contra o Racing, no dia 4 de maio. No entanto, não atua desde 23 de abril, quando entrou já nos acréscimos do jogo contra o Internacional. Atualmente, o zagueiro é a última opção defensiva de Sampaoli.
Ao todo, desde que chegou ao Flamengo em 2019, Rodrigo Caio teve 13 lesões. O zagueiro tem o contrato se encerrando no fim de 2023 e não há intenção do Flamengo de renovar, por isso o Cruzeiro iniciou as consultas para tentar contar com o jogador, que pretende cumprir o contrato com o Rubro-Negro.
Rodrigo Caio já falhou em exames médicos
Em 2015, quando ainda era jogador do São Paulo, Rodrigo Caio atraiu olhares de clubes europeus. O Valencia, da Espanha, se aproximou de contratar o zagueiro, mas depois dos exames médicos feitos por ele e algumas divergências de contrato, o clube espanhol desistiu da contratação.
No mesmo ano, ele ficou próximo de assinar com o Atlético de Madrid, também da Espanha, mas as negociações falharam, dessa vez sem explicação exata do motivo. Pelo Tricolor Paulista, ele teve uma grave lesão no joelho direito aos 14 anos e depois uma uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em 2014.