O Cruzeiro volta a campo na próxima quarta-feira (21), às 19h, contra o Fortaleza, no Mineirão, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será o primeiro da Raposa em onze dias, após pausa para realização da data Fifa.
Sem vencer há quatro rodadas no Brasileirão, o Cruzeiro precisa de um resultado positivo para se manter na parte de cima da tabela, distante da zona de rebaixamento. E se depender do retrospecto das equipes se enfrentando com mando de campo celeste, os torcedores da Raposa podem ficar animados.
O Fortaleza nunca venceu o Cruzeiro nos domínios do time mineiro. São seis jogos disputados entre as equipes, com quatro vitórias da Raposa e dois empates. No total, foram treze confrontos entre as equipes, todos pelo Campeonato Brasileiro. No retrospecto geral, são sete triunfos do time estrelado, quatro igualdades e apenas duas partidas ganhas pelo Leão do Pici.
São 16 gols do Cruzeiro na história do confronto, contra sete do Fortaleza. Jogando em seus domínios, o time celeste marcou oito vezes e foi vazado somente uma vez.
O último Cruzeiro x Fortaleza aconteceu no dia 26 de outubro de 2019, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, e terminou em 1 a 1. Os gols do jogo, realizado no Mineirão, foram marcados por Orejuela, para a Raposa, e Wellington Paulista, para o Leão.
Já o primeiro encontro entre os times na história aconteceu no dia 31 de outubro de 1973. O jogo, válido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro e disputado no Estádio Presidente Vargas (PV), terminou empatado em 0 a 0.
Arbitragem definida
A CBF divulgou a equipe de arbitragem que trabalhará em Cruzeiro x Fortaleza. Bruno Arleu de Araujo (Fifa/RJ) apita. Ele será auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (Fifa/RJ). Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa/SP) fica responsável pela arbitragem de vídeo.