O Cruzeiro elencou a lateral-direita como uma de suas prioridades para a janela de transferências que se abre no próximo dia 3 de julho. Após sondar o argentino Leonardo Godoy, do Estudiantes, a Raposa passou a mirar Helibelton Palacios, do Elche, da Espanha.
A informação sobre o interesse do Cruzeiro em Palacios, de 30 anos, foi dada inicialmente em apuração conjunta do jornalista Samuel Venâncio, do portal Deus Me Dibre e do perfil cec_informs_. O jogador tem contrato com o Elche até o final de junho e, caso se acerte com a Raposa, viria para Belo Horizonte sem custos.
O time celeste tem dois obstáculos para fechar com Palacios. Um deles é o desejo do atleta de seguir na Europa. O Elche foi rebaixado na La Liga nesta temporada e, ainda assim, tenta negociar uma renovação com o jogador, que hoje é vista como improvável. Mesmo se não fechar com seu clube atual, o colombiano pode buscar um novo time no Velho Continente.
O segundo entrave seria um interesse do Boca Juniors, da Argentina, que pode entrar na disputa pelo lateral-direito. O treinador do Boca, Jorge Almirón, já trabalhou com Palacios no Atlético Nacional, da Colômbia, e no Elche.
Quem é Helibelton Palacios
Helibelton Palacios, que completou 30 anos recentemente, é um lateral-direito colombiano, revelado pelo Deportivo Cali. Com passagens pelas seleções de base de seu país, inclusive a Olímpica de 2016, o atleta tem bom porte físico e chegaria para brigar pela titularidade com William.
Apesar de estar fazendo boa temporada, William tem problemas recorrentes com lesões na carreira e o Cruzeiro enxerga a necessidade de ter uma opção para brigar com maior intensidade pela vaga. O time celeste tem mais dois laterais-direitos no elenco, Igor Formiga e Wesley Gasolina.
Igor Formiga é suplente imediato de William e ganha minutos quando o titular fica indisponível, enquanto Wesley Gasolina se lesionou gravemente no início do ano, mas não vinha fazendo bons jogos.
Com passagem também pelo futebol belga, Palacios chegou ao Elche no início de 2021. Ele vinha sendo titular da equipe. Na temporada atual, o lateral-direito fez 25 jogos e não marcou gols nem deu assistências.
Algo que chamou a atenção do Cruzeiro em Palacios foi sua versatilidade, já que pode jogar na zaga. A parte defensiva é, inclusive, seu ponto forte. A má temporada de sua equipe acabou prejudicando o jogador, que não tinha muito espaço para atacar. Por outro lado, seu papel na marcação ficou mais evidente.