O Cruzeiro teve um gol anulado no jogo contra o Bahia, no último sábado (10), na décima rodada do Campeonato Brasileiro. O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, analisou o lance que decretou o empate por 2 a 2 na Arena Fonte Nova, em Salvador, em vídeo divulgado pela entidade.
Para o responsável pela arbitragem da competição, o lance de Henrique Dourado, aos 43 minutos do segundo tempo, foi anulado corretamente.
- No visual da câmera, já dá pra ver que o jogador do Cruzeiro está um pouco à frente. As linhas garantiram a justiça esportiva nesse caso - afirmou o presidente da comissão.
Entenda processo do VAR para validar gol
Seneme ressaltou que o processo realizado pelo VAR para a validação dos gols é muito criterioso. No caso, para traçar a linha de impedimento, as referências precisam ser incontestáveis.
- O VAR sempre busca o ponto de contato do atacante com a bola. O único ponto que não se considera para o impedimento são os braços e as mãos dos jogadores de ataque. O ponto mais adiantado do atacante era o joelho. O impedimento foi corretamente sancionado - ponderou o ex-árbitro.
- É uma ferramenta que tem credibilidade, aprovada pela Fifa e que hora vai te beneficiar e, em outra hora, não. Às vezes, no visual não te dá (impressão de impedimento), mas as linhas estão realmente calibradas e vão mostrar a realidade.