No Campeonato Brasileiro há uma regra que define que atletas com sete jogos ou mais na competição não podem atuar por outro time da competição. Isso significa que o jogador pode até ser negociado, mas ficando impedido de atuar até a próxima temporada.
Lembrando é computada uma partida jogada a partir do momento que o jogador entra em campo, independente do tempo de atuação.
Com nove rodadas disputadas no Brasileirão até aqui, diversos jogadores já atingiram esse status. Separamos uma lista com os atletas do Cruzeiro que não podem mais atuar por outros clubes no Campeonato Brasileiro por terem atingido os sete jogos. Iremos atualizar a lista rodada após rodada. Veja:
Jogadores do Cruzeiro que alcançaram sete jogos no Campeonato Brasileiro
- Rafael Cabral - 12 jogos
- William - 12 jogos
- Luciano Castán - 11 jogos
- Lucas Oliveira - 9 jogos
- Marlon - 12 jogos
- Neto Moura - 10 jogos
- Mateus Vital - 10 jogos
- Filipe Machado - 12 jogos
- Wallisson - 8 jogos
- Wesley - 10 jogos
- Bruno Rodrigues - 12 jogos
- Gilberto - 12 jogos
- Henrique Dourado - 9 jogos
- Stênio - 7 jogos
Jogadores do Cruzeiro que não alcançaram sete jogos no Campeonato Brasileiro
- Anderson - nenhum jogo
- Gabriel Mesquita - nenhum jogo
- Wesley Gasolina - nenhum jogo
- Igor Formiga - 4 jogos
- Neris - 3 jogos
- Reynaldo - 2 jogos
- Pedrão - nenhum jogo
- Kaiki - nenhum jogo
- Fernando Henrique - nenhum jogo
- Matheus Jussa - 5 jogos
- Ian Luccas - 1 jogo
- Daniel Jr. - 4 jogos
- Ramiro - 6 jogos
- Arielson - nenhum jogo
- Nikão - 5 jogos
- Rafael Bilu - 4 jogos
- Juan Christian - nenhum jogo
Pelas listas, podemos perceber que quase todo o time base do Cruzeiro já completou os sete jogos e, portanto, não poderiam atuar por outra equipe do Campeonato Brasileiro. Ainda assim, propostas do exterior poderiam tirar nomes da equipe, como é o caso de Bruno Rodrigues, principal atleta do time e valorizado no mercado.
Dentre os atletas que ainda não completaram sete jogos e que aparecem constantemente no time, se destacam o meia Daniel Jr., que começa a ganhar espaço; Nikão, umas das principais contratações do time para a temporada, mas que vive má fase e não tem tido espaço entre os titulares.
Titulares do time até se lesionarem, Ramiro e Rafael Bilu não completaram as sete partidas, mas por estarem gravemente lesionados, não deixarão o time.
Especulações de saída
Apesar da regra dos sete jogos resguardar boa parte dos principais jogadores do Cruzeiro em relação ao mercado nacional, as especulações mais fortes do momento surgem vindas do exterior. Bruno Rodrigues, apesar de afirmar o desejo de seguir na Raposa, confirmou ter recebido propostas de fora do país. O jovem lateral-esquerdo Kaiki, por sua vez, fez bom Mundial sub-20 pela Seleção Brasileira e despertou o interesse de clubes europeus.
Última atualização: 27/06/2023