Trio já teve passagens pelo Cruzeiro, sendo que Marinho não teve tanto sucesso (Foto: Montagem sobre Marcelo Cortes e Gustavo Aleixo)

A janela de transferências abre em um mês e as especulações sobre chegadas e saídas de jogadores nos clubes brasileiros começam a pipocar. No Cruzeiro as coisas não são diferentes. O time deve ir ao mercado para reforçar o elenco que perdeu peças importantes, como o volante Richard, afastado do elenco, além dos lesionados Ramiro e Rafael Bilu.




Além disso, fala-se de saídas do clube. A especulação mais recente foi a de que Bruno Rodrigues poderia deixar o Cruzeiro. O jogador confirmou, após a derrota para o Atlético-MG, que recebeu propostas, mas disse querer ficar no clube. Segundo ele, sua permanência está nas mãos da Raposa, que precisa comprar seus direitos econômicos.

Marinho


Um dos nomes oferecidos ao Cruzeiro foi o atacante Marinho, que jogou no clube em 2015. O jogador, que fez grandes temporadas com as camisas de Vitória e Santos — sendo eleito o melhor jogador da América do Sul em 2020/21 pelo último citado —, está de saída do Flamengo.

Apesar de ser oferecido, o alto salário do jogador, de R$ 800 mil, inviabilizou a negociação. A informação é do jornalista Venê Casagrande, que contou que Marinho não abre mão dos valores recebidos no Flamengo. Em reestruturação financeira após três anos na Série B, o Cruzeiro não trabalha com cifras tão elevadas.




Zé Ivaldo


Um dos pilares do Cruzeiro na conquista da Série B de 2022, o zagueiro Zé Ivaldo não acertou uma renovação contratual com o Athletico-PR e pode assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de julho.

Apesar da possibilidade, para que o jogador reforce o Cruzeiro já no meio do ano seria necessária uma contrapartida financeira, já que o pré-contrato garantiria a chegada do defensor somente para a temporada 2024. Além disso, é improvável que ele siga no Furacão já acertado com outro time, pois uma eventual subutilização pode prejudicar a carreira do jovem de 26 anos.

Edu


A má fase dos atacantes do Cruzeiro, Gilberto e Henrique Dourado, e os números ofensivos do Cruzeiro no geral, fazem os torcedores da Raposa frequentemente questionarem sobre um retorno de Edu. O artilheiro do acesso de 2022 ficou a primeira parte da temporada emprestado ao Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes, mas, com o rebaixamento do clube na liga local, voltou ao Brasil.

Ainda não há destino definido, mas o retorno ao Cruzeiro é muito improvável. Uma avaliação interna teria sido feita na Raposa e ficou definido que o destino do jogador seria em outro clube, apesar do centroavante ter contrato com o time celeste até 2024.
 
Dugout