O Cruzeiro deu adeus à Copa do Brasil ao ser derrotado pelo Grêmio, por 1 a 0, na noite de quarta-feira (30), no Mineirão. Com a eliminação, o time celeste passa a ter somente o Campeonato Brasileiro para disputar até o fim da temporada e poderá focar exclusivamente na competição que é, declaradamente, o principal objetivo do time em 2023.
Desde o acesso à primeira divisão, conquistado no ano passado, Ronaldo Nazário, ex-jogador e atual gestor do Cruzeiro, deixa claro que o clube teria a permanência na Série A como grande objetivo.
Em caso de um desempenho acima das expectativas, que é o que acontece até o momento — o time celeste ocupa a sexta colocação do Campeonato Brasileiro, com 13 pontos em oito jogos —, a busca seria por vaga em uma competição continental.
Apesar de ainda ser cedo, o time de Pepa tem apresentado um desempenho consistente e, mesmo pecando em alguns pontos, em especial nas finalizações, os torcedores estão animados com as possibilidades da equipe na temporada.
Um outro fator que pode animar o cruzeirense é o tempo maior de recuperação e treinamentos da equipe em relação aos outros times que disputam o Campeonato Brasileiro, mas que dividem atenção com outras competições. O calendário apertado é uma reclamação antiga no futebol nacional e Pepa terá maior tempo hábil para trabalhar sua equipe e descansar seus jogadores.
Com cerca de um quinto do campeonato passado, ainda falta muito tempo para prognósticos, mas se mantiver o desempenho atual, tanto em atuações, quanto em pontuação, o Cruzeiro pode sonhar alto neste ano de 2023.
Para uma temporada que começou assustadora, com uma participação aquém do esperado no estadual, o horizonte que se abre para a equipe celeste é animador, apesar da dolorosa eliminação desta semana.
Próximos jogos do Cruzeiro
Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentam neste sábado (3), às 18h30, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será disputado no Triângulo Mineiro por incompatibilidade de agendas com o Mineirão, que receberá um evento musical, e com o Independência, visto que o América-MG joga no estádio no mesmo dia.
Apenas um ponto separa os rivais na classificação do Brasileirão. O Cruzeiro é o sexto colocado, com 13 pontos em oito jogos, enquanto o Atlético-MG é o quarto, com 14.
Saiba mais
- Cruzeiro: time precisa finalizar quatro vezes mais que rival para marcar
- Volante expulso contra o Grêmio pode perder Cruzeiro x Atlético-MG? Entenda
- Cruzeiro define estádio onde recebe o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro
- Juiz relata ofensas de jogador do Cruzeiro: 'Foi pênalti seu filho da p*'
- Cruzeiro: lua de mel com Pepa balança em véspera de clássico contra o Galo