Com a eliminação para o Grêmio, Raposa passa a ter somente o Campeonato Brasileiro para disputar em 2023 (Foto: Staff Images/Cruzeiro)

O Cruzeiro foi eliminado da Copa do Brasil após perder para o Grêmio, no Mineirão, por 1 a 0, na noite dessa quarta-feira (30). Mineiros e gaúchos disputavam vaga para as quartas de final da competição. O jogo de ida, disputado na Arena do Grêmio, terminou em 1 a 1.



 
Dugout
 

Além da derrota, que impediu o Cruzeiro de faturar R$ 4,3 milhões como premiação por passar de fase, o time mineiro lamentou a expulsão do volante Filipe Machado, que se revoltou com um possível pênalti não marcado no final da partida e foi expulso do banco de reservas.

O árbitro da partida, Flavio Rodrigues de Souza (FIFA/SP), relatou na súmula que Machado foi expulso após ofender a equipe de arbitragem. “Expulsei com cartão vermelho direto o sr. Luiz Filipe da Rosa Machado após ter sido informado pelo quarto árbitro que o mesmo se encontrando no seu banco de reservas em pé se dirigiu a equipe de arbitragem com os seguintes dizeres: "Vai tomar no c* seu filho da p***, foi pênalti. Cadê o VAR agora! Foi pênalti seu filho da p***".
 

Ainda constava na súmula da partida que Machado precisou “ser contido por atletas da sua equipe sendo retirado das dependências do campo de jogo”.




Filipe Machado, que já havia sido expulso em outras duas ocasiões com a camisa do Cruzeiro, saiu de campo bastante irritado, descontando sua raiva em objetos próximos.
 
O camisa 23 levou o vermelho aos 49 minutos da segunda etapa. Ele havia deixado o campo 13 minutos antes, ao ser substituído por Neto Moura.

Histórico de expulsões

Nas outras vezes em que foi expulso pela Raposa, Machado também demonstrou muita irritação. O primeiro dos vermelhos foi recebido na partida contra o Ituano, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B de 2022. O jogador recebeu dois amarelos em sequência, o primeiro por uma falta cometida e o segundo por reclamar da aplicação da advertência.

Furioso, Machado precisou ser contido por seus companheiros. Ele ainda chutou um microfone de uma das emissoras que transmitia a partida.




Três rodadas depois, contra o Guarani, o jogador recebeu dois amarelos em um intervalo de quatro minutos, um por reclamação e outro por cometer uma falta. Na ocasião, Machado não chegou a reclamar diretamente com a arbitragem, mas saiu de campo ironizando as marcações e, irritado, deu um soco na cobertura do banco que abriga integrantes da CBF e da FMF, quebrando a estrutura. O atleta se desculpou após o ocorrido.