Cruzeiro é a equipe da Série A com pior aproveitamento como mandante em 2023 (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)



Equipe da Série A com pior desempenho como mandante em 2023, o Cruzeiro está prestes a receber o Grêmio para um duelo decisivo pela Copa do Brasil. A volta das quartas de final será nesta quarta-feira (31/5), a partir das 20h, no Mineirão, em Belo Horizonte.




O time estrelado já disputou dez jogos em casa nesta temporada. Foram três vitórias, três empates e quatro derrotas em quatro estádios diferentes - 40% de aproveitamento. Além do Gigante da Pampulha, a Raposa mandou partidas no Independência, na Arena do Jacaré e no Kléber Andrade. A falta de um lugar fixo para jogar é uma das grandes dores de cabeça de Ronaldo Fenômeno com a SAF celeste.

Nem mesmo o Coritiba, que está na lanterna do Campeonato Brasileiro, tem números tão ruins em seus domínios. O Coxa contabilizou 48,7% dos pontos disputados no Couto Pereira, em Curitiba - quatro vitórias, sete empates e duas derrotas.

O primeiro triunfo do Cruzeiro em casa saiu apenas em abril, na segunda rodada do Brasileirão, contra o Grêmio (1 a 0, no Horto). Esse foi o quarto compromisso da equipe sob o comando do técnico Pepa, contratado em março.




No Campeonato Mineiro, ainda treinado por Paulo Pezzolano, o Cruzeiro não venceu nenhuma vez como mandante. O início ruim na temporada e a eliminação para o América-MG, nas semifinais do torneio, culminou em um pedido de demissão do uruguaio.

Já na Copa do Brasil, a Raposa tem boas lembranças da partida que disputou em seus domínios. Os mineiros venceram o Náutico por 2 a 0, na volta da terceira fase, e garantiram uma vaga nas oitavas. A ida havia terminado em 1 a 0 para o Timbu.
 

Última partida do Cruzeiro em casa

 
O último jogo do Cruzeiro em seus domínios foi diante do Cuiabá, em 22 de maio, pela sétima rodada da Série A. Impossibilitado de atuar em Mineirão ou Independência, o clube estrelado foi obrigado a transferir o confronto para a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Lá, o time teve sua pior atuação desde a chegada de Pepa e perdeu por 1 a 0 para os mato-grossenses.



 
Já a última vitória do Cruzeiro em seu mando de campo foi sobre o Santos, 16 dias antes, no Independência. Com dois gols de Wesley, a Raposa venceu o Peixe por 2 a 1, em partida quarta rodada do Brasileirão. 

Três times da Série A com pior desempenho como mandante em 2023:


  • Coritiba: 48,7% (4V, 7E e 2D)
  • Vasco: 45,4% (4V, 3E e 4D)
  • Cruzeiro: 40% (3V, 3E e 4D)

Resultados dos jogos do Cruzeiro em casa nesta temporada:


  • Cruzeiro 1 x 1 Athletic, em 28 de janeiro, no Independência (Mineiro)
  • Cruzeiro 0 x 1 Pouso Alegre, em 7 de fevereiro, no Independência (Mineiro)
  • Cruzeiro 1 x 1 Atlético-MG, em 13 de fevereiro, no Independência (Mineiro)
  • Cruzeiro 1 x 1 Democrata-SL, em 4 de março, no Kléber Andrade (Mineiro)
  • Cruzeiro 0 x 2 América-MG, em 11 de março, na Arena do Jacaré (Mineiro)
  • Cruzeiro 1 x 0 Grêmio, em 22 de abril, no Independência (Brasileirão)
  • Cruzeiro 2 x 0 Náutico, em 25 de abril, no Independência (Copa do Brasil)
  • Cruzeiro 2 x 1 Santos, em 6 de maio, no Independência (Brasileirão)
  • Cruzeiro 0 x 2 Fluminense, em 10 de maio, no Mineirão (Brasileirão)
  • Cruzeiro 0 x 1 Cuiabá, em 22 de maio, na Arena do Jacaré (Brasileirão)