Ramiro sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco lateral do joelho direito (Foto: Cris Mattos/Staff images/Cruzeiro)

 
Desde a chegada do técnico Pepa, o Cruzeiro tem perdido jogadores do meio-campo para lesões em consecutivas rodadas. Neste período, Mateus Vital, Filipe Machado, Walisson e Ramiro, o mais recente, estiveram afastados por ao menos uma partida para recuperação. 




Houve ainda o caso do afastamento de Richard, em 10 de maio, por ser citado nas investigações do Ministério Público de Goiás sobre um esquema de manipulação de jogos

O treinador português foi obrigado a fazer várias alterações no setor, que no início de sua passagem era composto por Richard, Ramiro e Vital. Os três não atuam juntos desde 22 de abril. 

Vital retornou de lesão esta semana e foi relacionado para o jogo contra o Flamengo, neste sábado (27). Porém, Ramiro ficará meses fora após a lesão no ligamento do joelho direito, e não se sabe qual será o desfecho do caso de Richard.

Meio-campo é responsável por mais da metade dos gols na Série A


Com as seguidas perdas no meio-campo, o Cruzeiro perde também o poderio ofensivo. Isto porque o setor é responsável direto por mais da metade dos gols da equipe neste Brasileirão.




Dos 11 gols marcados na competição, cinco saíram de assistências dos meio-campistas para Bruno Rodrigues, Gilberto e Wesley – além do gol de Ramiro na vitória por 3 a 0 contra o Bragantino. Os passes foram de Filipe Machado, Mateus Vital e do próprio Ramiro.

Contra o Flamengo, novamente desfalcado, Pepa deve colocar em campo o Cruzeiro com a seguinte escalação: Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Lucas Oliveira e Marlon; Wallisson, Filipe Machado e Neto Moura; Wesley, Henrique Dourado e Bruno Rodrigues.