A falta de uma casa fixa tem prejudicado o Cruzeiro ao longo de toda a temporada e é, talvez, a principal 'dor de cabeça' da SAF celeste em 2023. Devido aos diversos problemas burocráticos e operacionais que envolvem Mineirão e Independência, o time precisou ir até Sete Lagoas para atuar contra o Cuiabá, nessa segunda-feira (22/05), e terá de jogar o clássico com o Atlético-MG em Uberlândia.
Na derrota por 1 a 0 para o Dourado, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, a Raposa teve sua pior atuação sob o comando Pepa. Após o jogo, o técnico português e alguns jogadores criticaram o gramado da Arena do Jacaré e as constantes viagens do Cruzeiro.
O atacante Bruno Rodrigues disse que as mudanças de estádio vêm atrapalhando o elenco estrelado. "A gente está numa sequência muito pesada. Qualquer coisa, temos que viajar. O jogo contra o Atlético-MG vai ser lá em Uberlândia", complementou.
Pepa, por sua vez, afirmou que o estado ruim do campo beneficiou o Cuiabá, pois nessa situação "fica melhor para quem está a se defender". Todavia, o treinador disse que sua crítica não era uma desculpa para o resultado negativo.
A partida entre Cruzeiro e Galo será em 3 de junho, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. O estádio do triângulo mineiro é o quinto local que recebe jogos da Raposa como mandante em 2023. Além dele, o time utilizou o Independência, o Mineirão, a Arena do Jacaré e o Kléber Andrade, em Cariacica-ES.
Nos primeiros meses da temporada, o Cruzeiro teve péssimo desempenho em seus domínios. A equipe não venceu nenhum de seus cinco compromissos em casa no Campeonato Mineiro - três empates e uma derrota.
O aproveitamento da Raposa nessa estatística só melhorou após a contratação de Pepa, em março. Logo de cara, o técnico conseguiu quebrar esse jejum e emplacou três vitórias seguidas como mandante: 1 a 0 sobre o Grêmio (Série A), 2 a 0 sobre o Náutico (Copa do Brasil) e 2 a 1 sobre o Santos (Série A).
Entretanto, o Cruzeiro perdeu para Fluminense (2 a 0) e Cuiabá (1 a 0) nos dois jogos seguintes como mandante - ambos pelo Brasileirão. O próximo confronto da equipe em casa será diante do Grêmio, no Mineirão, em 31 de maio, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
O que impede o Cruzeiro de jogar no Mineirão?
Após seis meses de afastamento, o Cruzeiro retornou ao Mineirão em 10 de maio, justamente na derrota para o Fluminense. O clube ficou sem jogar no estádio no começo de 2023 por conta de um grande imbróglio da diretoria celeste com a concessionária Minas Arena.
Apesar de ser o palco favorito da torcida cruzeirense, o Gigante da Pampulha não tem conseguido receber uma grande sequência de jogos. O alto número de eventos musicais realizados no Mineirão tem feito o estádio ter, não só problemas de logística, como também de manutenção do gramado.
Depois do duelo com o Tricolor Gaúcho, pela Copa do Brasil, o Cruzeiro deve voltar ao estádio somente em 24 de junho, na partida contra o São Paulo, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Até o fim da temporada, novas datas serão marcadas no local.
O que impede o Cruzeiro de jogar no Independência?
Logo após Ronaldo afirmar que o Cruzeiro não atuaria no Mineirão neste ano, em 23 de janeiro, o clube celeste costurou um acordo com o América-MG para a utilização do Independência.
Devido à escala de compromissos do Coelho, e uma demanda de partidas do próprio Atlético-MG, em diversas oportunidades a Raposa não conseguiu jogar no estádio.
Recentemente, o Cruzeiro precisou trocar o mando de campo do confronto com o Cuiabá devido a uma decisão do América-MG. A diretoria alviverde vetou que o Cruzeiro utilizasse o estádio nessa segunda-feira, devido ao grande acúmulo de jogos, visto como prejudicial ao gramado.
A partida já estava marcada para ocorrer no local e precisou ser transferida para a Arena do Jacaré de última hora. Incomodado com a atitude, o clube estrelado criticou o Coelho e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em comunicado publicado nas redes sociais.
A partida já estava marcada para ocorrer no local e precisou ser transferida para a Arena do Jacaré de última hora. Incomodado com a atitude, o clube estrelado criticou o Coelho e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em comunicado publicado nas redes sociais.
O próximo compromisso do Cruzeiro no Independência deverá ser contra o Fortaleza, em 21 de junho, pela 11ª rodada da Série A. Até a data da partida, o estádio ainda pode ser alterado.
Jogos do Cruzeiro em casa em 2023:
- Cruzeiro 1 x 1 Athletic, em 28 de janeiro, no Independência (Mineiro)
- Cruzeiro 0 x 1 Pouso Alegre, em 7 de fevereiro, no Independência (Mineiro)
- Cruzeiro 1 x 1 Atlético-MG, em 13 de fevereiro, no Independência (Mineiro)
- Cruzeiro 1 x 1 Democrata-SL, em 4 de março, no Kléber Andrade (Mineiro)
- Cruzeiro 0 x 2 América-MG, em 11 de março, na Arena do Jacaré (Mineiro)
- Cruzeiro 1 x 0 Grêmio, em 22 de abril, no Independência (Brasileirão)
- Cruzeiro 2 x 0 Náutico, em 25 de abril, no Independência (Copa do Brasil)
- Cruzeiro 2 x 1 Santos, em 6 de maio, no Independência (Brasileirão)
- Cruzeiro 0 x 2 Fluminense, em 10 de maio, no Mineirão (Brasileirão)
- Cruzeiro 0 x 1 Cuiabá, em 22 de maio, na Arena do Jacaré (Brasileirão)
- O Cruzeiro tem 40% de aproveitamento em casa em 2023: 3 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.
Saiba mais
- Pepa explica mudanças e dificuldades do Cruzeiro em derrota para o Cuiabá
- Cruzeiro: atacante cobra providências em caso de racismo contra Vini Jr
- Notas do Cruzeiro: time é apático e joga mal em derrota para o Cuiabá
- Cruzeiro 0x1 Cuiabá: gol e lances do jogo pela 7ª rodada do Brasileirão
- Brasileirão: Cruzeiro joga mal, sofre com Deyverson e perde para o Cuiabá
- Deyverson homenageia Vini Jr e repreende palavrões da torcida do Cruzeiro