Richard é um dos citados na operação 'Penalidade Máxima II' (Foto: Cris Mattos / STAFF IMAGES / CRUZEIRO)

O Cruzeiro afastou, na manhã desta quarta-feira (10), o volante Richard, um dos citados na operação "Penalidade Máxima II", do Ministério Público de Goiás (MP-GO). Em nota, o clube informou que o jogador está "afastado preventivamente das atividades da equipe de futebol profissional".



 
 
  
Richard é um dos jogadores citados na operação, informação divulgada pela rádio Itatiaia. O volante, à época no Ceará, é mencionado ao lado de Nino Paraíba, então companheiro de equipe, em uma "aposta casada" para o jogo entre Ceará e Cuiabá, no dia 16 de outubro de 2022.
 
No jogo investigado, tanto o lateral Nino Paraíba quanto o volante Richard foram advertidos com cartão amarelo. Aos 10 e aos 13 do segundo tempo, respectivamente. Durante as investigações, o MP-GO identificou que a quadrilha adotava, geralmente, o mesmo método para pagamento: a promessa de uma quantia e o depósito de um valor adiantado.

Print da aposta que supostamente envolvia o jogador (Foto: Divulgação)

 
Os prints divulgados das conversas entre Richard e um dos integrantes da quadrilha, mostram o volante se defendendo da acusação que teria fechado com outra organização criminosa, garantindo fidelidade. "Tendeo nada em, manda provar a caminhada que fechei com alguém". "Durante a semana veio uns 3 nego querendo fechar algo cmg e não fecho com ngm a não ser você, sou papo reto bagulho não é brincadeira". "Mais se o man aí não quiser mais é isso memo".



Print da conversa do jogador com um apostador (Foto: Divulgação)

 
O volante ainda não foi denunciado formalmente, mas o Ministério Público de Goiás segue investigando seu envolvimento. Além de citar os jogadores, o MP-GO ainda não identificou a comprovação do pagamento por parte da quadrilha.  

Comunicado do Cruzeiro

O Cruzeiro comunica que o atleta Richard está afastado preventivamente das atividades da equipe de futebol profissional.