Luxemburgo contabilizou oito vitórias, 11 empates e quatro derrotas em 23 jogos na Série B de 2021 (Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

Após ouvir negativas de seus primeiros alvos para substituir Cuca, o Corinthians acertou a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo nesta segunda-feira (1º/5) para a sequência desta temporada. O experiente treinador de 70 anos estava desempregado desde dezembro de 2021, quando foi demitido do Cruzeiro por decisão de Ronaldo Nazário.



 
 

Assim que assumiu a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Fenômeno precisou tomar medidas impopulares para salvar o clube de novos endividamentos. Uma delas foi a demissão de Luxa, que havia acabado de renovar seu contrato após ter salvo o time mineiro da queda à Série C do Campeonato Brasileiro. 

Contratado em agosto daquele ano, Luxemburgo contabilizou oito vitórias, 11 empates e quatro derrotas em 23 jogos na Série B. Ele tirou a Raposa da zona de rebaixamento à Terceira Divisão e encerrou na 14ª posição, com 48 pontos - cinco a mais do que o Remo, primeira equipe no Z4.

Com o desempenho suficiente para manter o Cruzeiro na Segundona, o presidente Sérgio Santos Rodrigues renovou o contrato do comandante ainda em novembro. O novo vínculo iria até dezembro de 2022, com prorrogação automática para 2023 em caso de acesso à Série A. 




À época, o treinador declarou, inclusive, que tinha pretensões de aposentadoria após o trabalho. Nos bastidores, ele trabalhava em conjunto com o ex-diretor de futebol Alexandre Mattos na busca por reforços e na definição sobre os atletas do elenco que seriam aproveitados em 2022. 

Porém, teve seus planos frustrados com a transformação do clube mineiro em SAF. Ronaldo optou por encerrar a terceira passagem de Luxemburgo pela Toca da Raposa e iniciar um projeto mais ambicioso. Para isso, o demitiu e contratou Paulo Pezzolano.

Luxemburgo no Corinthians 


Esta será a terceira passagem de Luxa pelo Timão. Ele já treinou a equipe paulista em 1998 e 2001. 



 
Show Player
 

O Corinthians se movimentou bastante em busca de um novo técnico. O plano A sempre foi Tite, que fez história comandando o Timão de 2011 a 2013 e em 2015. No entanto, o ex-técnico da Seleção Brasileira não pretende trabalhar no Brasil neste ano e recusou a oferta feita pela cúpula alvinegra.

Mano Menezes, que está no Internacional, atraiu o interessa da cúpula alvinegra, mas as conversas com o clube gaúcho não avançaram. Sem concluir a chegada de Mano, Roger passou a ser o alvo do Corinthians. Porém, a alta rejeição do nome nas redes sociais fez com que a diretoria mudasse de ideia.
 
Pela disponibilidade de Vanderlei Luxemburgo e a pressa que o Corinthians tem para resolver essa questão, ele foi o escolhido. O nome sempre foi bem visto por conselheiros e líderes de torcidas organizadas.