Henrique Dourado foi cortado da partida contra o Náutico (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O Cruzeiro desconvocou Henrique Dourado da partida contra o Náutico, nesta terça-feira (25/4), no Independência, pela terceira fase da Copa do Brasil.



O motivo é a identificação de um comunicado da Associação Chinesa de Futebol sobre uma punição aplicada ao atacante.



Segundo o Cruzeiro, o corte de Dourado do segundo jogo da terceira fase foi feito de "maneira preventiva". O clube aguarda um retorno da Fifa a respeito do caso.

O técnico Pepa convocou o meio-campista Daniel Jr. para a vaga de Henrique Dourado. A Raposa venceu o Náutico por 2 a 0 e avançou às oitavas de final.

Leia o comunicado do Cruzeiro


Nesta terça-feira (25), o Cruzeiro identificou um comunicado da Associação Chinesa de Futebol a respeito de punição desportiva ao atleta Henrique Dourado. O clube aguarda retorno formal da Fifa, informando se a medida se aplica em âmbito global ou somente na China.  

Portanto, de maneira preventiva, o Cruzeiro optou pela desconvocação do atleta para a partida desta noite, contra o Náutico, válida pela Copa do Brasil 2023. Para a vaga de Henrique Dourado foi convocado o meio-campista Daniel Jr. 




Ciente das possíveis interpretações para a punição, o Cruzeiro se resguardou contratualmente na confecção do vínculo com o atacante.

Entenda o caso


O episódio de Henrique Dourado ocorreu em 21 de agosto de 2022, quando o clube dele na China, o Henan Jianye, perdia por 2 a 0 para o Wuhan River, ainda aos 15 minutos do primeiro tempo, pela Superliga. O atacante atravessou o meio-campo correndo e trombou, de forma proposital, no árbitro Ning Ma, que caiu no gramado (assista abaixo).

Dugout


Inicialmente, o juiz reagiu de forma natural, mas, poucos segundos depois, expulsou Dourado. A partir daquele momento, o ato de indisciplina do centroavante se tornaria a maior punição da história do futebol chinês.




Dourado foi punido por um ano dos torneios locais e multado em 200 mil yuans (cerca de R$ 148 mil). Antes disso, a suspensão mais longa registrada na China havia sido de seis meses.

Lance proposital


Meses após o lance repercutir internacionalmente, Henrique Dourado admitiu em entrevista ao ge.globo que o 'encontrão' em Ning Ma foi, sim, proposital.

“No decorrer da partida, eu fui falar com o árbitro sobre duas ou três faltas claras em cima de mim que ele não marcou. Então, ele disse: 'Cala a boca, eu não sou seu pai'. Essas foram as palavras que ele usou em inglês”.




“Quando ele falou isso, o sangue subiu mesmo, em nenhum momento neguei isso. E aí eu, infelizmente, dei um 'esbarrãozinho' nele (risos). Foi intencional. Eu esbarrei nele quando estava na linha da bola, mas foi muito descarado. Infelizmente, o sangue subiu, mas depois me arrependi totalmente e pedi desculpas publicamente ao árbitro”.

Dourado no Cruzeiro


Esta é a segunda passagem de Dourado pelo Cruzeiro. Em 2015, o jogador disputou 12 partidas e marcou apenas dois gols pelo clube. Ele também defendeu Santos, Palmeiras, Fluminense e Flamengo.

O melhor momento da carreira de Henrique foi em 2017, no Fluminense. Naquele ano, ele marcou 32 gols em 59 jogos (18 gols em 32 partidas na Série A) e recebeu os prêmios Arthur Friedenreich (TV Globo), Bola de Prata (Placar/ESPN) e Craque do Brasileirão (CBF).



Dourado no Campeonato Brasileiro


  • 2019 (Palmeiras) - 4 jogos e nenhum gol
  • 2018 (Flamengo) - 20 jogos e 6 gols
  • 2017 (Fluminense) - 32 jogos e 18 gols
  • 2016 (Fluminense) - 12 jogos e 2 gols
  • 2015 (Cruzeiro) - 5 jogos e nenhum gol
  • 2014 (Palmeiras) - 33 jogos e 16 gols
  • 2013 (Portuguesa) - 18 jogos e 3 gols
  • Total - 124 jogos e 45 gols