Sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Ronaldo Nazário considerou 'violenta' e 'desproporcional' a reação da torcida à mudança da identidade visual das mascotes Raposão e Raposinho. Apesar da rejeição dos torcedores - o que fez o clube cancelar a alteração -, o dirigente celeste gostou das novas versões dos personagens e justificou o aspecto mercadológico que a repaginação traria.
Novos Raposão e Raposinho viram memes
"Achei a mudança muito legal. Não precisei aprovar a mudança, porque não estou ligado a todos os setores do clube. Eu gostei dos novos Raposões. Não entendi a violência e a força do protesto do torcedor em relação à mudança do Raposão. O Raposão é mascote do clube, mas é uma unidade de negócio do clube. Entendíamos que precisava de uma repaginada. Depois de 20 anos sem mudar nada na mascote, precisava disso. Fiquei assustado e surpreso com a reação desproporcional da torcida em relação a essa mudança", iniciou o Fenômeno, em participação no programa Boleiragem, do Sportv, nessa segunda-feira (24/4).
Ronaldo admitiu que ficou surpreso com a oposição dos torcedores aos novos Raposões e comparou a situação com a necessidade de mudanças realizadas no escudo do Valladolid-ESP, clube que também detém o controle acionário.
"Fiz uma mudança no escudo do Valladolid no ano passado, era um escudo, nos dias de hoje, complicado para aplicar num produtivo digital. Tivemos que modernizá-lo. Fomos pegos de surpresa com uma coisa que feriu o orgulho do cruzeirense. Ninguém nunca pensou que isso pudesse ferir o orgulho do cruzeirense. Percebemos isso e cancelamos a mudança, mas foi uma reação desproporcional e violenta da torcida em relação a um produto de negócio do clube", ressaltou.
Evolução do Raposão desde 2003
Novos Raposão e Raposinho
Logo após o anúncio das novas versões de Raposão e Raposinho, em 23 de março, a rejeição da torcida do Cruzeiro foi imediata. Além dos protestos nas redes sociais, representantes de nove torcidas organizadas se reuniram com o diretor de operações do clube, Enrico Ambrogini, para cobrar o retorno das tradicionais mascotes.
O Raposão teve a nova identidade visual divulgada justamente no dia em que completou 20 anos. Em menos de 48 horas após a apresentação das mascotes repaginadas, o clube voltou atrás na decisão.
"Nação Azul, diante da insatisfação de grande parte da torcida com a nova identidade visual do Raposão anunciada na quinta-feira, paralisamos provisoriamente a mudança. Nossa decisão, no entanto, não se resume à revisão do lançamento dos mascotes".
"Reconsideramos porque queremos ouvir vocês; porque entendemos que, embora a reestilização seja necessária, o torcedor não se sentiu representado na resolução; porque compreendemos que não se trata de uma reação desproporcional a uma simples renovação de estilo, mas reflete, sobretudo, uma sensação de não pertencimento generalizada", justificou o clube na ocasião, em nota oficial.
"Reconsideramos porque queremos ouvir vocês; porque entendemos que, embora a reestilização seja necessária, o torcedor não se sentiu representado na resolução; porque compreendemos que não se trata de uma reação desproporcional a uma simples renovação de estilo, mas reflete, sobretudo, uma sensação de não pertencimento generalizada", justificou o clube na ocasião, em nota oficial.
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