Lateral-direito do Cruzeiro, William já disputou sete jogos como titular em 2023 (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)


Um dos reforços do Cruzeiro para a temporada de 2023, William é um lateral-direito com grande histórico de lesões. Para poder atuar com regularidade na Raposa, o jogador de 28 anos tem feito trabalhos especiais de fisioterapia.



Show Player


Titular no time do técnico Pepa nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, William já disputou sete jogos neste ano - ele esteve entre os 11 iniciais em todas essas escalações.

"O William requer um cuidado especial para que não se machuque novamente e também possa render, pois já teve quatro lesões graves na carreira. Mas é um atleta muito dedicado e que está focado", diz Eduester Lopes, gerente de saúde do Cruzeiro.

"Além dos treinos com bola, fazemos com ele um trabalho de controle de carga (fortalecimento geral e específico) e monitoramento diário. Hoje os equipamentos de monitoramento e recovery estão muito em evidência. Utilizamos o melhor das tecnologias disponíveis para extrair o máximo do atleta", complementa.



O profissional celeste ainda comenta que esse trabalho não é realizado apenas em William, mas em todos os atletas do elenco do Cruzeiro.

"Elucido que este trabalho não é só realizado com William, todos os atletas do clube  passam por um controle rigoroso de outras variáveis além da participação em jogos, como sono, alimentação, monitoramento da carga, fortalecimento, recuperação pós jogos e treinos e prevenção. Essas ações só são possíveis porque todos os departamentos do clube trabalham de forma integrada, visando deixar os atletas prontos para performarem e competirem no mais alto nível".

No tratamento de William, Cruzeiro tem como parceira a Avanutri, empresa brasileira de equipamentos para avaliação física, nutricional e recovery (Foto: Divulgação/Avanutri)

 

Histórico de William antes do Cruzeiro 


William surgiu como revelação no Internacional em 2015. No ano seguinte, foi campeão olímpico pela Seleção Brasileira nos jogos do Rio de Janeiro. Em 2017, chamou a atenção do Wolfsburg, da Alemanha, que comprou seus direitos econômicos por cerca de R$ 15 milhões.




O lateral-direito atuou por três temporadas pelo Wolfsburg, até ser emprestado ao Schalke 04 no ciclo 2020/21. No time de Gelsenkirchen-ALE, ele participou de apenas nove jogos.

Quando chegou ao Cruzeiro, William não entrava em campo há um ano e nove meses por causa de lesão grave no joelho. Em entrevista à Rádio Atlântida, de Porto Alegre, o atleta disse que a contusão  foi parecida com a de Ronaldo, em 2000.