No último encontro entre as equipes, o Cruzeiro venceu de virada, fora de casa, por dois a um; Fred e Éderson marcaram para a Raposa, enquanto Fágner fez o do Corinthians (Foto: Daniel Vorley/LightPress/Cruzeiro)

O Corinthians estreia no Campeonato Brasileiro de 2023 na tarde deste domingo, contra o Cruzeiro, na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). A bola rola a partir das 16 horas (de Brasília). O retrospecto recente, entretanto, não anima o lado alvinegro do confronto. Isso porque o Timão não conseguiu bater a Raposa nas últimas cinco vezes que se enfrentaram.




 

 

 

 

Ao todo, são quatro vitórias para o clube mineiro, além de um empate. Destes embates, dois foram na final da Copa do Brasil de 2018 (1 a 0, e 2 a 1), um no Brasileirão de 2018 (1 a 0) e dois no nacional de 2019 (0 a 0, e 2 a 1), ano que o time celeste foi rebaixado para a Série B.

 

No retrospecto geral, entretanto, o Alvinegro leva vantagem. No total, foram 90 encontros, com 38 vitórias para o Corinthians e 30 para o Cruzeiro. Além disso, foram 22 empates.

 

Copa do Brasil 2018

 

Na decisão da Copa do Brasil de 2018, o Corinthians buscava o seu quarto título - venceu em 1995, 2002, 2009 -, enquanto o Cruzeiro, atual campeão na época, lutava pelo bicampeonato seguido e o sexto troféu na sua galeria.




 

No primeiro confronto entre as equipes, no Mineirão, a Raposa saiu vitoriosa por 1 a 0, com gol de Thiago Neves, e abriu vantagem na final. Já a partida de volta foi marcada por polêmicas de arbitragem, no início da implementação do VAR no país. Ao fim dos 90 minutos, o lado cruzeirense ficou com o título após vencer por 2 a 1. Jadson (de pênalti) anotou o tento corintiano, enquanto Robinho e Arrascaeta fizeram para os mineiros.

 

Campeonato Brasileiro 2018

 

Ainda naquele ano, os times se enfrentaram pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Mineirão, o Cruzeiro contou com gol de David para triunfar por 1 a 0. O volante Douglas foi expulso ainda no primeiro tempo e deixou o Corinthians com dez em campo.

 

Após a partida, o Timão figurava na  14ª colocação do nacional, com 40 pontos ganhos. Faltando quatro jogos para o fim da competição, a equipe estava apenas três pontos à frente da zona do rebaixamento. Sob o comando de Jair Ventura, a equipe encerrou o torneio na 13ª posição, dois tentos de distância para o Z4.




 

Campeonato Brasileiro 2019

 

Já na temporada seguinte, os times se encontraram apenas no Campeonato Brasileiro. O primeiro embate, válido pela oitava rodada, aconteceu no Mineirão e terminou empatado em 0 a 0, em grande atuação do goleiro Walter.

 

No jogo na Neo Química Arena, pela 27ª rodada, o Corinthians até saiu na frente com Fagner, mas o Cruzeiro empatou logo em seguida com Fred, de pênalti, e virou com Ederson. Naquela altura da competição, a Raposa já lutava contra o rebaixamento, enquanto o Timão brigava por vaga na Copa Libertadores.

 

Ao final do Brasileirão, o time paulista figurava na oitava colocação - dentro da zona de classificação para a Pré-Libertadores. Por sua vez, a equipe mineira amargou a 17ª posição e acabou sendo rebaixada à Série B.




 

Clubes voltam a se enfrentar após quase quatro anos

Agora, Corinthians e Cruzeiro voltam a se enfrentar após quase quatro anos. Com derrotas na ida da terceira fase da Copa do Brasil - para Remo e Náutico, respectivamente -, ambos os clubes vivem momentos conturbados e de pressão.

 

Por isso, uma vitória no confronto deste domingo é importante para dar respiro aos trabalhos dos treinadores e iniciar o Campeonato Brasileiro com o pé direito. O Timão conta, então, com o fator casa e o apoio de sua torcida como pontos positivos para buscar a vitória, apesar da ausência de Renato Augusto, seu principal jogador.

 

Dugout