Técnico do Palmeiras, Abel Ferreira fez um paralelo entre a situação vivida pelo Cruzeiro nos últimos anos e a realidade dos três principais clubes de Portugal. Em entrevista ao veículo português Canal 11, o treinador "explicou" para seus compatriotas, através de comparações com o futebol europeu, como funciona o Brasileirão.
"Os nossos concorrentes são fortes. Temos o Cruzeiro, o Grêmio e o Vasco que subiram de divisão. Aí você se pergunta: 'Subiram de divisão?'. Sim, são clubes do tamanho de Benfica, Porto e Sporting e que ano passado estavam na Série B. Isso é louco. Aqui é possível um clube da dimensão de Benfica, Porto e Sporting, cair de divisão, se não abrir os olhos".
"Quando falamos do Brasileirão, vocês sabem, tem existido muito na Europa esta nova Liga Europeia. Nós já fazemos aqui a Liga Europeia, que é o nosso Brasileirão. Que é como se fosse, à luz da Europa, eu pegar os três, quatro melhores de Portugal, e juntar os três, quatro, da Espanha, juntar os dois três de Itália, mais os dois três de França, mais os dois três de Alemanha, mais os dois três de Inglaterra, e fazer uma liga europeia. Por isso que é tão competitivo", complementou.
O Palmeiras de Abel Ferreira decide o título do Campeonato Paulista neste domingo (9/4), contra o Água Santa. A partida será às 16h, no Allianz Parque, em São Paulo. Apesar de ser franco favorito ao título, o time alviverde terá de vencer o adversário por dois ou mais gols de diferença para levantar o troféu do sem depender de penalidades.
"Quando nós falamos do Estadual, do Paulista, eu comparo ao nosso Campeonato Português. É o que eu comparo. Nós temos aqui quatro equipes tops: São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos. Quando falamos top, são equipes que lutam para ser campeãs não só do Estadual, mas no Brasileiro também. Para vocês terem uma ideia, só o estado de São Paulo tem 22 milhões de habitantes. Portugal tem 11", exemplificou Abel.
Assim como o Palmeiras, hoje o Cruzeiro é comandado por um técnico português. Pepa assumiu o cargo após o uruguaio Paulo Pezzolano se desligar do clube, em março. Seu principal desafio será conduzir a Raposa a uma boa campanha na Série A do Campeonato Brasileiro.
Saiba mais
- Cruzeiro: Náutico abre venda de ingressos para jogo da Copa do Brasil
- Quem jogará no Cruzeiro? Números de Henrique Dourado e Gilberto
- Por que Dourado, reforço do Cruzeiro, foi banido do futebol chinês?
- Perto de assinar com Cruzeiro, Dourado foi artilheiro em ex-clube de Pepa
- Patrocinador do Cruzeiro faz mistério, mas promete novidade