Pepa chega ao Cruzeiro com grande expectativa para um trabalho na Série A (Foto: OCTAVIO PASSOS/AFP)

Perto de iniciar sua trajetória no Brasil, o técnico português Pedro Miguel Marques da Costa Filipe assumiu o Cruzeiro ciente das dificuldades que encontrará. Entre os desafios da Raposa na temporada, que tem foco total na volta à elite nacional, está a montagem de um elenco capaz de obter êxito mesmo com as dificuldades impostas pela crise financeira do clube. 



Dugout


Pepa terá como principal missão na Toca da Raposa II ajustar a equipe e fazer uma campanha segura na Série A do Campeonato Brasileiro. Sem grande investimento, o clube celeste quer se manter na primeira prateleira nacional até superar essa fase difícil.

A diretoria do Cruzeiro e Pepa já vinham conversando há algum tempo em razão da inclinação de Pezzolano em deixar o clube. Nos últimos dias, as pendências finais foram acertadas com o treinador. 

O profissional de 42 anos encontrará um cenário complicado. Depois de um grande trabalho da comissão técnica em 2022, o Cruzeiro não conseguiu encaixar o time nesta temporada. 




Em 2023, houve muitas mudanças no elenco, e a equipe caiu significativamente de produção. Foram três vitórias, três empates e quatro derrotas em 10 partidas no Campeonato Mineiro (40% de aproveitamento). 



Busca por 'padrão' e solidez defensiva


Pepa também terá que dar uma 'cara' ao Cruzeiro, além de melhorar as estatísticas do time. Pezzolano só repetiu a escalação celeste em apenas uma oportunidade durante a disputa do Estadual. A falta de padrão parece ter afetado diretamente o desempenho dentro de campo. 

O Cruzeiro não apresentou um bom futebol em várias partidas, até mesmo quando o resultado no placar foi favorável ao time estrelado. Ao todo, o ataque foi efetivo em 12 ocasiões, enquanto a defesa foi vazada 11 vezes. 




Vaga em torneio sul-americano e Copa do Brasil


Brigar para retornar aos campeonatos sul-americanos também está na pauta do Cruzeiro com Pepa. Em março de 2022, quando apresentou o projeto da SAF para o Conselho Deliberativo, Gabriel Lima, hoje CEO, afirmou que a meta para 2023 era ficar entre os 12 melhores da Série A.

Pensando em caixa, chegar mais longe na Copa do Brasil também é um objetivo do Cruzeiro. No ano passado, o clube foi eliminado nas oitavas de final para o Fluminense. Ainda assim, faturou R$ 7,67 milhões com a competição. 

Devido ao título da Série B de 2022, a Raposa ganhou uma vaga direto na terceira fase do mata-mata. O clube mineiro agora aguarda o sorteio do chaveamento para descobrir quando e contra quem estreará. As partidas de ida desta etapa serão disputadas em 11, 12 e 13 de abril.