O Cruzeiro confirmou nesta segunda-feira (20/3) a contratação do técnico português Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, de 42 anos, conhecido como Pepa. Ele será o substituto de Paulo Pezzolano, que deixou o clube após a eliminação do time celeste para o América, na semifinal do Campeonato Mineiro.
Pepa no Cruzeiro? Técnico vira meme
Pepa terá como principal missão na Toca da Raposa II ajustar a equipe e fazer uma campanha segura na Série A do Campeonato Brasileiro. Sem grande investimento, o clube celeste quer se manter na elite do futebol brasileiro até superar essa fase difícil.
A diretoria do Cruzeiro e Pepa já vinham conversando há algum tempo em razão da inclinação de Pezzolano em deixar o clube. Nos últimos dias, as pendências finais foram acertadas com o português. Pepa chegará acompanhado de quatro profissionais: os auxiliares Samuel Correia e Hugo Silva o preparador físico Pedro Oliveira e o analista de desempenho Pedro Azevedo.
O profissional de 42 anos encontrará um cenário complicado. Depois de um grande trabalho da comissão técnica em 2022, o Cruzeiro não conseguiu encaixar o time nesta temporada. Em 2023, houve muitas mudanças no elenco, e a equipe caiu significativamente de produção. Foram três vitórias, três empates e quatro derrotas em dez jogos no Campeonato Mineiro (40% de aproveitamento), com 12 gols marcados e 11 sofridos.
Comissão de Pepa no Cruzeiro
- Samuel Correia - Auxiliar Técnico
- Hugo Silva - Auxiliar Técnico
- Pedro Oliveira - Preparador Físico
- Pedro Azevedo - Analista
Carreira
O último clube de Pepa foi o Al Tai, da Arábia Saudita. Ele ficou de julho de 2022 a janeiro de 2023, com retrospecto de seis vitórias, um empate e nove derrotas em 16 jogos.
Em Portugal, Pepa se destacou no comando do Paços de Ferreira na temporada 2020/2021, conquistando o quinto lugar, com 53 pontos, e garantindo a classificação para a Conference League.
No ciclo seguinte, foi contratado pelo Vitória de Guimarães e levou o time à sexta posição do Campeonato Português, com 48 pontos (13 vitórias, nove empates e 12 derrotas).
De acordo com site Ogol, ele passou por Sacavenense, Odivelas e Taboeira, trabalhando nas categorias de base. Depois, foi auxiliar técnico do Tondela e de equipes da categoria de base do Benfica. Pepa também dirigiu Sanjoanense, Feirense, Moreirense e Tondela.
Nascido em 14 de dezembro de 1980, em Torres Novas-POR, Pepa foi atacante profissional no início dos anos 2000. Ele parou de jogar em 2007, aos 26 anos, devido às várias lesões no joelho.