Pepa está próximo de assumir o Cruzeiro na sequência da temporada 2023 (Foto: Reprodução/Al Tai)

Com a contratação pelo Cruzeiro, Pedro Miguel Marques, o Pepa, será o sétimo técnico portugues na Série A do Campeonato Brasileiro. O treinador de 42 anos foi oficializado como substituto do uruguaio Paulo Pezzolano no comando da Raposa. 




A lista de portugueses no comando de equipes da Primeira Divisão inclui nomes como Abel Ferreira, que está desde 2020 à frente do Palmeiras, e Vítor Pereira, do Flamengo. Veja todos abaixo. 



A presença portuguesa é a maioria entre os treinadores estrangeiros na Série A. Apenas dois dos nove 'gringos' empregados na Primeira Divisão não são lusitanos: os argentinos Eduardo Coudet, do Atlético, e Juan Pablo Vojvoda, comandante do Fortaleza. 

Carreira de Pepa


O último clube de Pepa foi o Al Tai, da Arábia Saudita. Ele ficou de julho de 2022 a janeiro de 2023, com retrospecto de seis vitórias, um empate e nove derrotas em 16 jogos.




Em Portugal, Pepa se destacou no comando do Paços de Ferreira na temporada 2020/2021, conquistando o quinto lugar, com 53 pontos, e garantindo a classificação para a Conference League.

No ciclo seguinte, foi contratado pelo Vitória de Guimarães e levou o time à sexta posição do Campeonato Português, com 48 pontos (13 vitórias, nove empates e 12 derrotas).

De acordo com site Ogol, ele passou por Sacavenense, Odivelas e Taboeira, trabalhando nas categorias de base. Depois, foi auxiliar técnico do Tondela e de equipes da categoria de base do Benfica. Pepa também dirigiu Sanjoanense, Feirense, Moreirense e Tondela.




Nascido em 14 de dezembro de 1980, em Torres Novas-POR, Pepa foi atacante profissional no início dos anos 2000. Ele parou de jogar em 2007, aos 26 anos, devido às várias lesões no joelho.

Antes de acertar com o Cruzeiro, ele esteve na mira de Santos e Red Bull Bragantino.

Dugout


Portugueses na Série A


  • Abel Ferreira (Palmeiras)
  • Luís Castro (Botafogo)
  • Vítor Pereira (Flamengo)
  • Renato Paiva (Bahia)
  • Pedro Caixinha (RB Bragantino)
  • António Oliveira (Coritiba)
  • Ivo Vieira (Cuiabá).
  • Pepa (Cruzeiro)*

*Não oficializado