Joseph teve passagem apagada pelo Cruzeiro (Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)


Investigado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) em operação para combater um esquema de manipulação de resultados no futebol, o zagueiro Joseph foi chamado por integrantes da possível quadrilha criminosa de "cachorro do mangue" e "sanguinário". As mensagens estão no processo e foram divulgadas pelo Esporte Espetacular, da TV Globo.




Dugout

"Esse é sanguinário (Joseph), tem que pagar com gosto", disse um dos aliciadores, após pênalti cometido pelo zagueiro do Tombense.

"Vamos, Joseph, cachorro do mangue (risos)", comemorou outro. 

O defensor é investigado por ter feito pênalti no primeiro tempo do jogo contra o Criciúma, na última rodada da Série B do ano passado. Na jogada, a bola estava fora de disputa, mas Joseph se jogou em cima do atacante rival.

O zagueiro teria recebido a primeira parte do serviço, R$ 10 mil. A estimativa é que cada envolvido receberia R$ 150 mil por aposta. A reportagem do Esporte Espetacular não conseguiu contato com Joseph. 
Outros jogadores estão sendo investigados.





Posicionamento do Tombense 


Em nota oficial, o Tombense declarou ter sido surpreendido com o envolvimento de um de seus profissionais no esquema de manipulação de resultados e informou que o jogador foi afastado de todas as atividades regulares com o clube. 

"O Tombense Futebol Clube informa que recebeu com surpresa e indignação a notícia de que um de seus atletas poderia estar envolvido em esquema de manipulação de resultados de jogos da Série B", diz o comunicado. 




Tombense afirma que apoiará as investigações: "Imediatamente após confirmar a existência da investigação policial, o Tombense afastou o atleta de todas as suas atividades regulares e se colocou à disposição das autoridades para auxiliar com o que for necessário". 

Joseph pelo Cruzeiro


Joseph defendeu as cores do Cruzeiro em apenas seis partidas na temporada de 2021. Na ocasião, ele foi contratado por empréstimo junto ao Capivariano-SP até o fim da Segunda Divisão. 
 
No entanto, não conseguiu se firmar no time sob o comando dos três técnicos que passaram pela Toca da Raposa II naquele ano (Felipe Conceição, Mozart e Vanderlei Luxemburgo) e deixou o clube com baixa aceitação da torcida. 




Com a camisa estrelada, ele ficou marcado por um gol contra bizarro marcado aos 12 minutos do primeiro tempo no empate por 1 a 1 com o Goiás, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 3ª rodada da Série B. Ele foi recuar a bola de peito para o goleiro Fábio, mas acertou na gaveta.

Em Minas Gerais, Joseph também atuou pelo América. Ele fez 15 jogos pelo Coelho e marcou um gol entre 2020 e 2021.