Detentor de seis títulos, Cruzeiro está garantido na Copa do Brasil de 2024 (Foto: Divulgação/CBF)


Maior campeão da Copa do Brasil, com seis títulos, o Cruzeiro obteve a vaga no torneio em 2024 ao se classificar para a fase final do Campeonato Mineiro como líder do grupo C. 



Dugout


Até a última rodada da primeira fase do Estadual, a Raposa não estava confirmada na Copa do Brasil devido à mudança de regulamento feita pela Confederação Brasileira de Futebol neste ano.

A CBF alterou a distribuição de vagas, e apenas os cinco melhores do Mineiro estarão na Copa do Brasil. Portanto, a participação está assegurada para os quatro semifinalistas e o campeão do Troféu Inconfidência, que reúne os times que ficaram entre quinto e oitavo lugar geral.

Desta forma, além da liderança do Grupo C do Mineiro, com 12 pontos, o empate com o Democrata-SL por 1 a 1, nesse sábado (4/3), deu ao Cruzeiro o direito de disputar em 2024 a competição da qual é o maior vencedor.




Campeão em 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018, o clube celeste também estará na edição deste ano, mas entrará apenas na terceira fase por ser detentor da taça da Série B de 2022.

Outras vagas para Minas Gerais


América, Atlético e Athletic, classificados para a fase final do Mineiro, também vão à Copa do Brasil de 2024. Com quatro clubes confirmados, Minas Gerais tem mais uma vaga para o torneio, que será do campeão do Troféu Inconfidência.

Em uma das semifinais do Inconfidência, o Tombense, clube mineiro da Série B, enfrentará o Pouso Alegre, da Série C. Na outra semi, o Villa Nova duela com o Democrata-GV - os dois times se qualificaram para a Série D de 2024.




Outras equipes de Minas podem jogar a Copa do Brasil em 2024. Caso um ou mais clubes se classifiquem por outros meios - primeiro ao nono lugar na Série A do Brasileiro, conquista da Copa do Brasil ou título da Série B em 2023 -, novas vagas serão abertas no estado.

Confira toda a mudança em relação à classificação para a competição nacional feita pela CBF aqui.